Confira oito dicas para a manutenção preventiva dos caminhões

O transportador deve ficar atento a algumas dicas para manter as condições de funcionamento de seu veículo em dia. Confira.

1) Filtro de óleo

O item deve ser substituído a cada troca de óleo para que os detritos, já filtrados, não prejudiquem o óleo novo. Se usado além de sua capacidade, o filtro não cumpre sua função com eficiência e, em algumas, situações, pode até fundir o motor.

Reprodução

2) Filtro de ar

O ideal é que esta peça seja trocada seguindo as especificações do fabricante. No entanto, para os veículos que realizam atividades extremas, deve-se ter maior atenção com o filtro de ar. Filtro novo reduz o consumo de combustível e no nível de emissão de poluentes.

Reprodução

3) Filtro de combustível

Exceder o período de troca prejudicará o consumo, perda da potência e inclusive perder a capacidade de filtragem, permitindo que resíduos e contaminantes cheguem ao sistema de injeção (Bombas e Bicos), ocasionando gastos de manutenção maiores.

Reprodução

4) Freios

Verifique periodicamente a espessura das lonas e o estado dos tambores. A durabilidade varia de acordo com a carga transportada, o tipo de uso do veículo. Com isso, a checagem deve ser realizada no cavalo mecânico e, também, no implemento.

Getty Images

5) Luzes e pneus

Fique atento às luzes de advertência no painel e verificar o estado dos pneus. Além de configurar infração de trânsito, rodar com os pneus abaixo da espessura permitida reduz a eficácia das frenagens.

Reprodução

6) Sistema de iluminação

Antes de pegar a estrada, verifique todo o sistema de iluminação composto de faróis, lanternas, piscas, luzes de posição, freio, ré, placa e faróis de neblina. Vale ressaltar que por lei, todas as luzes devem estar em perfeito funcionamento para não ser multado.

Reprodução

7) Amortecedores

Excesso de carga, rodar com pneus desgastados, passar por lombadas e buracos em alta velocidade, mal estado dos componentes da suspensão e falta de alinhamento da direção contribuem para um desgaste precoce dos amortecedores. Verifique sempre!

Reprodução

8) Limpadores de para-brisa

Utilizar palhetas ressecadas podem riscar o vidro e prejudicar a visibilidade, principalmente, em dias chuvosos. A revisão periódica do item, ajuda a detectar sinais de desgaste, rachaduras e empenamento.

Reprodução