Conheça 10 curiosidades da VW Kombi

Um simples desenho em um guardanapo feito pelo holandês Ben Pon deu origem a um dos veículos mais queridos no mundo todo: Kombi. Listamos 10 curiosidades da “Velha Senhora” que foi o primeiro carro fabricado pela Volkswagen no Brasil

1-) Projeto

A Kombi foi idealizada pelo importador holandês Ben Pon, que imaginou um veículo leve de carga usando o conjunto mecânico do Fusca. O primeiro esboço do carro foi desenhado em sua caderneta de anotações em abril de 1947.

Reprodução

2-) Nome

O nome surgiu da palavra alemã Kombinationsfahrzeug, que significa veículo combinado, devido à versatilidade do utilitário em servir tanto para carga quanto para passageiros.

Divulgação

3-) Sistema de partida

As primeiras unidades da Kombi contavam com partida elétrica, pela chave, ou manual, com manivela.

Reprodução

4-) Produção

Ela aportou ao Brasil em 1950 e três anos depois veio em regime CKD (quando o carro é enviado desmontado), montada pelo grupo Brasmotor passando a ser fabricada no país a partir de 1957.

Divulgação

5-) Motor Diesel

Em 1981, foi criada uma versão da Kombi movida a diesel, refrigerada a água e radiador dianteiro. O modelo usava o motor 1.5 do Passat para exportação.

Divulgação

6-) Exportação

Até 2014, a Kombi brasileira foi exportada para mais de 100 países.

Divulgação

7-) Dia da Kombi

O Dia Nacional da Kombi na data de seu aniversário no Brasil é comemorado em 2 de setembro.

Reprodução

8-)Kombi Motorhome

A Karmann Ghia fez nos anos 1970 e 1980 o Mobil Safari um trailer montado no chassi da Kombi, e contava com cama, sofá, mesa, cozinha com pia e fogão e até banheiro com ducha.

Divulgação

9-) Produção longínqua

A VW Kombi foi o carro com maior tempo de produção no Brasil com 56 anos (1957-2013).

Divulgação

10-) Fim da produção

A idade do projeto e o alto investimento para a instalação dos freios ABS e airbag (uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito), obrigou a VW a parar a produção. Assim, deixou a linha dezembro de 2013.

Divulgação