1-) Projeto
A Kombi foi idealizada pelo importador holandês Ben Pon, que imaginou um veículo leve de carga usando o conjunto mecânico do Fusca. O primeiro esboço do carro foi desenhado em sua caderneta de anotações em abril de 1947.
Um simples desenho em um guardanapo feito pelo holandês Ben Pon deu origem a um dos veículos mais queridos no mundo todo: Kombi. Listamos 10 curiosidades da “Velha Senhora” que foi o primeiro carro fabricado pela Volkswagen no Brasil
A Kombi foi idealizada pelo importador holandês Ben Pon, que imaginou um veículo leve de carga usando o conjunto mecânico do Fusca. O primeiro esboço do carro foi desenhado em sua caderneta de anotações em abril de 1947.
O nome surgiu da palavra alemã Kombinationsfahrzeug, que significa veículo combinado, devido à versatilidade do utilitário em servir tanto para carga quanto para passageiros.
As primeiras unidades da Kombi contavam com partida elétrica, pela chave, ou manual, com manivela.
Ela aportou ao Brasil em 1950 e três anos depois veio em regime CKD (quando o carro é enviado desmontado), montada pelo grupo Brasmotor passando a ser fabricada no país a partir de 1957.
Em 1981, foi criada uma versão da Kombi movida a diesel, refrigerada a água e radiador dianteiro. O modelo usava o motor 1.5 do Passat para exportação.
Até 2014, a Kombi brasileira foi exportada para mais de 100 países.
O Dia Nacional da Kombi na data de seu aniversário no Brasil é comemorado em 2 de setembro.
A Karmann Ghia fez nos anos 1970 e 1980 o Mobil Safari um trailer montado no chassi da Kombi, e contava com cama, sofá, mesa, cozinha com pia e fogão e até banheiro com ducha.
A VW Kombi foi o carro com maior tempo de produção no Brasil com 56 anos (1957-2013).
A idade do projeto e o alto investimento para a instalação dos freios ABS e airbag (uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito), obrigou a VW a parar a produção. Assim, deixou a linha dezembro de 2013.