1-) Barulhos fortes
Na maioria das vezes o problema está relacionado a outros componentes do sistema como bieleta com folga, desgaste das buchas de borracha, pivôs, terminais axiais folgados, coxins quebrados ou deteriorados.
Todos os componentes da suspensão do carro como amortecedor, mola, braço oscilante, buchas de borracha, pivô, coxim, barra estabilizadora e o próprio pneu devem ser verificados a cada revisão de 10.000 km. Confira 10 sinais de que a suspensão está com problemas, conforme informações da Nakata.
Na maioria das vezes o problema está relacionado a outros componentes do sistema como bieleta com folga, desgaste das buchas de borracha, pivôs, terminais axiais folgados, coxins quebrados ou deteriorados.
Quando o amortecedor está desgastado, pequenos solavancos são transmitidos para a carroceria, tendo como consequência instabilidade e desconforto. O problema também afeta os pneus, ficando mais difícil ter o controle do carro.
Amortecedores ou molas danificados também afetam os pneus e o conforme o desgaste dos pneus aumenta a aderência ao solo diminui, podendo provocar graves acidentes. O alinhamento e balanceamento das rodas é essencial para manter o sistema em dia.
Falta de estabilidade também é sinal de que algum componente da suspensão não está funcionando adequadamente e precisa ser substituído. Consulte o seu mecânico de confiança para que ele avalie o problema e realize a troca da peça.
Um sinal de que o vazamento está ocorrendo é quando há vestígio de óleo no corpo do amortecedor. Nesse caso, é importante levar até uma assistência técnica o mais rápido possível, pois um amortecedor vazando óleo perde rapidamente sua ação.
Quando o carro está com problemas no amortecedor e passa por irregularidades no asfalto, a roda fica “pulando” — ela sobe e desce rapidamente. É bem fácil notar. Além disso, haverá um desgaste acentuado e irregular dos pneus.
O sintoma mais comum é a perda de altura do veículo, mas pintura desgastada da mola, ferrugem, trincas ou elos batendo são sinais de que algo não vai bem. Além de gerar alterações no alinhamento do carro, as molas podem quebrar atingindo os pneus e comprometendo a segurança do condutor e passageiros.
É preciso ficar atento ao surgimento de trincas e rachaduras no monobloco, principalmente em locais próximos às torres dos amortecedores. O ideal é não modificar a originalidade da suspensão (reduzir o comprimento das molas ou alterar o diâmetro das rodas).
É importante que seu mecânico realize uma inspeção nos componentes da suspensão que apresentam sinais de problemas. Peça para ele verificar amortecedor, mola, braço oscilante, buchas de borracha, pivô, coxim, barra estabilizadora e alinhamento de rodas.