Pensando em uma VW Saveiro? Veja 10 itens antes de levar a picape

A Saveiro foi lançada em setembro de 1982 e desde então teve inúmeras configurações de carrocerias, versões e motorizações até hoje. Listamos 10 itens mais reclamados por seus donos, conforme apurações com fóruns e clubes do modelo. Fique atento!

1-) Pintura

Por se tratar de um carro muito usado por surfistas, vale a pena redobrar a atenção para a pintura.

Divulgação

2-) Caçamba

Digna de um carro multiuso, a Saveiro é robusta sendo muito utilizada tanto para o lazer quanto no serviço pesado, por isso não custa verificar o estado da caçamba, que pode denunciar o tipo de uso que o dono fez nela.

Divulgação

3-) Tampa traseira

Conforme o tempo de uso, é comum aparecer ruídos provenientes de folga excessiva entre o pino e a trava, mais comum nas terceiras gerações conhecidas como Saveiro G3.

Reprodução

4-) Tampa traseira I

Ainda neste item, desconfie de versões que não tenham os emblemas do fabricante na tampa traseira (a partir da G2), que pode mascarar uma forte batida na traseira.

Divulgação - VW

5-) Freios

O sistema de freios costuma apresentar ruídos, além de desgaste excessivo, muito comum nas unidades da Saveiro G5, de acordo com especialistas.

Divulgação - VW

6-) Suspensão

Rangidos na suspensão dianteira é comum, mais notados entre a mola e o prato da suspensão que ficam em contato e que, dependendo, um simples óleo lubrificante pode resolver.

Rafael Poci Déa

7-) Torre da suspensão dianteira

Avalie se há trincas nas torres da suspensão dianteira, principalmente nas segunda (G2) e terceira (G3) gerações. Às vezes, as molas e amortecedores foram trocados por outros sem ser originais, já que são os preferidos por jovem que gostam de rebaixar a picape.

Divulgação - VW

8-) Vazamento

Um problema crônico da Saveiro G2 está no vazamento de água pela janela traseira, devido ao ressecamento da guarnição por onde desliza o vidro formando ferrugem, resultado do acúmulo de água que se forma nas molduras.

REPRODUÇÃO/YOU TUBE

9-) Acabamento interno

Os excessos de plásticos são verdadeiras fontes de ruídos, muito criticado por donos, principalmente os da quarta geração. A dica é substituir as presilhas dos forros de porta e aplicar também feltro adesivo nas áreas onde há maior atrito.

Rafael Poci Déa

10-) Difusores e Porta-luvas

No painel, feito de plástico de baixa qualidade, também é comum apresentar trincas e quebras, principalmente nos difusores de ar e tampa do porta-luvas.

Reprodução