1-) Pintura
Por se tratar de um carro muito usado por surfistas, vale a pena redobrar a atenção para a pintura.
A Saveiro foi lançada em setembro de 1982 e desde então teve inúmeras configurações de carrocerias, versões e motorizações até hoje. Listamos 10 itens mais reclamados por seus donos, conforme apurações com fóruns e clubes do modelo. Fique atento!
Por se tratar de um carro muito usado por surfistas, vale a pena redobrar a atenção para a pintura.
Digna de um carro multiuso, a Saveiro é robusta sendo muito utilizada tanto para o lazer quanto no serviço pesado, por isso não custa verificar o estado da caçamba, que pode denunciar o tipo de uso que o dono fez nela.
Conforme o tempo de uso, é comum aparecer ruídos provenientes de folga excessiva entre o pino e a trava, mais comum nas terceiras gerações conhecidas como Saveiro G3.
Ainda neste item, desconfie de versões que não tenham os emblemas do fabricante na tampa traseira (a partir da G2), que pode mascarar uma forte batida na traseira.
O sistema de freios costuma apresentar ruídos, além de desgaste excessivo, muito comum nas unidades da Saveiro G5, de acordo com especialistas.
Rangidos na suspensão dianteira é comum, mais notados entre a mola e o prato da suspensão que ficam em contato e que, dependendo, um simples óleo lubrificante pode resolver.
Avalie se há trincas nas torres da suspensão dianteira, principalmente nas segunda (G2) e terceira (G3) gerações. Às vezes, as molas e amortecedores foram trocados por outros sem ser originais, já que são os preferidos por jovem que gostam de rebaixar a picape.
Um problema crônico da Saveiro G2 está no vazamento de água pela janela traseira, devido ao ressecamento da guarnição por onde desliza o vidro formando ferrugem, resultado do acúmulo de água que se forma nas molduras.
Os excessos de plásticos são verdadeiras fontes de ruídos, muito criticado por donos, principalmente os da quarta geração. A dica é substituir as presilhas dos forros de porta e aplicar também feltro adesivo nas áreas onde há maior atrito.
No painel, feito de plástico de baixa qualidade, também é comum apresentar trincas e quebras, principalmente nos difusores de ar e tampa do porta-luvas.