Pelo mesmo preço, é melhor o novo VW Polo 0 km ou o VW Golf seminovo?

O novo VW Polo acaba de chegar com mais equipamentos, visual modernizado e preços mais competitivos. Com isso, suas vendas certamente irão evoluir. Mas será que ainda é páreo para o VW Golf? Colocamos os atributos de ambos os hatches para decidir qual dos dois levar para casa. Ambos têm o mesmo preço (R$ 102.990) e são da versão 1.0 TSi Comfortline. O Golf é 2018 e pode ser encontrado com menos de 40 mil km rodados.

Equipamentos

O novo Polo , na versão Comfortline, traz faróis de LED, iluminação diurna de LED, rodas de liga leve de 15”, painel de instrumentos digital de 8”, rádio Composition Touch com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional e quatro alto-falantes. O Golf, por sua vez, traz multimídia de 5 polegadas, banco bipartido, sensor de estacionamento traseiro e indicador de temperatura externa.

Divulgação

Segurança

O modelo novo vem com quatro airbags (frontais e laterais), frenagem automática pós-colisão, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampas, controle de pressão dos pneus. Já o Golf, traz seis airbags (frontais, laterais e de cortina), câmera de ré, assistente de partida em rampas, controle de pressão dos pneus, frenagem automática pós-colisão, controles de estabilidade e tração.

Carlos Guimarães/ iG

Espaço e conforto

O espaço disponível no Golf é um pouco maior, com 2,63 metros de entre-eixos, ante 2,56 m do Polo, que tem porta-malas de 300 litros, ante 313 litros do Golf. A largura do hatch médio é 5 cm maior, mas no dia a dia os ocupantes devem notar uma diferença bem pequena na habitabilidade.

Divulgação

Consumo de combustível

O modelo novo do Polo faz 9,6 km/l de etanol em trecho urbano e 11,6 km/l em rodoviário, números que passam para 13,8 km/l e 16,5 km/l com gasolina, respectivamente (conforme os dados do Inmetro). O finado Golf, ainda segundo o Inmetro, faz 8 km/l de etanol em trecho urbano e 10,2 km/l em rodoviário, números que passam para 11,4 km/l e 14,2 km/l com gasolina, respectivamente.

Divulgação

Desempenho

Ambos trazem o motor 1.0 TSi. No Polo, gera 116 cv e 17 kgfm. No Golf, os números sobem para 116 cv e 20 kgfm. Enquanto o hatch compacto acelera até 100 km/h em 10,5 segundos, o médio o faz em 10,3 segundos.

Divulgação

IPVA

Em estados onde a alíquota é de 4% (como SP), o Polo tem cobrança de R$ 4.120. O Golf, por sua vez, é R$ 100 mais em conta, com R$ 4.011 de cobrança.

Divulgação

Seguro

A média de preços entre os perfis mais em conta e os mais caros é de R$ 4.326 para o Polo e R$ 5.314 para o Golf.

Divulgação

Conclusão

O VW Polo é menor e menos confortável que o Golf. Além disso, traz dois airbags a menos e não traz a comodidade da câmera de ré. De todo o modo, não é muito mais em conta na cobrança do IPVA e nem oferece um desempenho tão superior. De resto, o VW Polo é mais equipado, mais moderno, mais econômico e tem custo de seguro mais acessível. Por conta desses motivos, apesar do Golf não ser uma má escolha, ficamos com o Polo.

Divulgação