Confira quais são os 10 lançamentos mais aguardados para 2023

Para quem gosta de carros, os lançamentos do mercado automotivo são bastante desejados, ainda mais quando a troca de carro está entre os planos para 2023. O iG Carros separou algumas novidades de destaque para aguardarmos e, assim, podermos acompanhá-las mais de perto. Veja dez delas a seguir.

1 — Chevrolet Montana

A picape contará com maior espaço e, consequentemente, mais conforto aos passageiros, uma característica cada vez mais presente no segmento, antes dominado apenas por cabine simples. O que já se sabe é que virá com motor turbo, para ajudar na eficiência e na capacidade de carga.

Divulgação - General Motors

2 — Ford Mustang Mach-E

O Ford Mustang Mach-E estreia inúmeras tecnologias. Vem com uma enorme tela central vertical de 15,5 polegadas, com cluster de 10,2”. O Mach-E está disponível com dois tamanhos de bateria: uma de 68 kWh utilizáveis e outra de 88,8 kWh, sempre montadas sob o piso do carro entre os dois eixos. A bateria menor promete autonomia de até 440 km, enquanto a maior chega a 610 km.

Divulgação

3 — Honda Civic Type R

Baseado na sexta geração do Civic, terá motor 2.0 turbo de 319 cv e 42,8 kgfm. A Honda enfatiza que o torque máximo está disponível mais cedo, entre 2.600 rpm e 4.000 rpm. A fabricante informa, ainda, que a carroceria será leve, mas altamente rígida, e que foram realizadas melhorias na suspensão e na direção para melhorar a condução. No mais, virá com tela multimídia de 10.2 polegadas sensível ao toque e o painel de instrumentos também digital, que pode inclusive ser configurado.

Divulgação

4 — Toyota Corolla GR

Chegará ao Brasil como hatch médio, com forte apelo esportivo, digno dos modelos de rali, com direito a um grande aerofólio na traseira, para-lamas alargados, câmbio manual e mais de 300 cv sob o capô. Tem mais, a tração do Toyota Corolla GR é integral e funciona de acordo com as condições de aderência do piso, podendo distribuir a força do motor entre os eixos na proporção de 60:40, 50:50 e até 30:70, conforme for necessário. Além disso, terá capô e portas de alumínio para redução de 87 kg.

Divulgação

5 — Fiat/Peugeot Landtrek

A princípio, a Landtrek seria da Peugeot. Entretanto, rumores mais recentes apontam que, apesar de não mudar o projeto, será vendida com o logotipo da Fiat (que tem mais experiência no mercado de picapes). Um dos grandes focos da picape será o maior espaço e, consequentemente, maior conforto aos passageiros. Com medidas próximas das picapes médias, deverá vir com o motor 2.0, BlueHDi turbodiesel, de 180 cv e 40,8 kgfm usado pela linha DS (marca que também pertece à Stellantis).

Thiago Ventura

6 — VW Polo Track

Como fim do VW Up! e com os dias contatos do Gol, o Polo Track será o carro mais barato da marca no país. Será feito em Taubaté (SP) com a arquitetura MQB e com ESP de série, obrigatório a partir de 2024. Como a ideia é atingir o menor custo possível, o Polo Track terá os mesmos motores 1.0, de três cilindros, disponíveis atualmente. Será equipado apenas com o essencial. Por disso, espere por versões apenas com calotas plásticas, pneus estreitos e acabamento simples.

Divulgação

7 — Renault Megane E-Tech

O Renault Mégane E-Tech chegará ao Brasil na versão mais sofisticada, com motor de 220 cv e 30,6 kgfm alimentado por baterias de 60 kwh e que prometem uma boa autonomia de 470 km. De acordo com os dados da fabricante, o novo SUV elétrico será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atingir 160 km/h, velocidade limitada eletronicamente. O interior do Mégane E-Tech segue as linhas modernas da parte de fora do carro, com uma grande tela do multimídia de 12 polegadas que se une à do quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, parecendo formar um só conjunto em formato de L.

Divulgação

8 — Novo BMW X1

A nova geração do BMW X1, completamente renovada, foi anunciada oficialmente em junho. E já está em produção para o lançamento em 2023. Além da adaptação de componentes mecânicos, a engenharia brasileira também testou e validou todo o sistema de entretenimento. O destaque ficará por conta das versões eletrificadas.

Divulgação

9 — Exeed

Em 2017, uma nova marca da Chery, chamada Exeed, foi apresentada na Europa, com modelos de visual bem mais modernos. Já faz um tempo que a Exeed é aguardada para o mercado nacional, com o objetivo de ampliar a gama da Chery no segmento premium. Finalmente, executivos da matriz chinesa afirmam que já estão criando o planejamento de mercado para o Brasil e que a chegada da marca está garantida para 2023.

Divulgação

10 — Nissan Sentra

Chegará ao mercado brasileiro quatro anos depois, talvez na versão híbrida. Mas há outra versão com motor 2.0, a gasolina, de 151 cv com câmbio CVT. Além de crescer de tamanho, segundo a fabricante, a nova geração do Nissan Sentra ficou 12% mais potente e 13% mais “torcudo” que a geração anterior.

Divulgação