Relembre 10 curiosidades do VW Gol GTi

O Gol está prestes a sair de linha e nestes 42 anos de longevidade, se tornou um ícone da Volkswagen aclamado por jovens da década de 80 e 90 que sonhavam em ter um GTi, a versão esportiva lançada em 1989 e terminada em 2000, deixando muitos entusiastas tristes. Confira 10 fatos históricos que marcaram este clássico.

1-) Sigla GTi

A sigla GTI veio em 1989 e quer dizer Gran Turismo Injection, em alusão a estreia da injeção eletrônica de combustível.

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2-) Cor dos filetes

A cor do filete do para-choque cinza e dos apliques laterais do GTI 89 é Azul Cobalto e não é azul Mônaco como a clássica tonalidade da carroceria.

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3-) Injeção eletrônica

A injeção eletrônica surgiu primeiramente no GTI 1989; era multiponto e só funcionava com gasolina pelo sistema ser importado e o etanol ser de uso 100% nacional.

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4-) Antena rosqueável

O hatch esportivo foi o primeiro nacional a contar com antena no teto rosqueável, cujo acessório se tornou uma febre entre os boyzinhos dos anos 1980 e 1990.

Renato Bellote/iG

5-) Ar-condicionado

O único opcional do GTI 1989 era o ar-condicionado, pois à época, já vinha bem equipado com vidros e comandos dos espelhos elétricos, toca-fitas entre outros.

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6-) Freios a disco na traseira

Para o projeto da versão esportiva do Gol cogitava-se o freio a disco nas quatro rodas, mas o projeto não saiu do papel e acabou equipando só a partir da segunda geração, GTI 16V, em 1996.

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7-) Duas bombas de combustível

O esportivo nacional ganhou duas bombas de combustível, sendo que uma delas fica instalada dentro do tanque.

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8-) Freios ABS

Em 1995, o GTi, já na segunda geração, ganhou como opcional os freios ABS, algo raro entre os esportivos nacionais.

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9-) Alarme com comando à distância

Coube a ele ser o primeiro nacional a oferecer alarme com comando à distância, que também travava e destrava portas, porta-malas e fechamento dos vidros.

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10-) Bolha no capô

O detalhe mais lembrado do Gol GTI “bolinha” é a bolha do capô, uma exclusividade da versão 16V que foi criada para acomodar o cabeçote mais alto.

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