1-) Sigla GTi
A sigla GTI veio em 1989 e quer dizer Gran Turismo Injection, em alusão a estreia da injeção eletrônica de combustível.
O Gol está prestes a sair de linha e nestes 42 anos de longevidade, se tornou um ícone da Volkswagen aclamado por jovens da década de 80 e 90 que sonhavam em ter um GTi, a versão esportiva lançada em 1989 e terminada em 2000, deixando muitos entusiastas tristes. Confira 10 fatos históricos que marcaram este clássico.
A sigla GTI veio em 1989 e quer dizer Gran Turismo Injection, em alusão a estreia da injeção eletrônica de combustível.
A cor do filete do para-choque cinza e dos apliques laterais do GTI 89 é Azul Cobalto e não é azul Mônaco como a clássica tonalidade da carroceria.
A injeção eletrônica surgiu primeiramente no GTI 1989; era multiponto e só funcionava com gasolina pelo sistema ser importado e o etanol ser de uso 100% nacional.
O hatch esportivo foi o primeiro nacional a contar com antena no teto rosqueável, cujo acessório se tornou uma febre entre os boyzinhos dos anos 1980 e 1990.
O único opcional do GTI 1989 era o ar-condicionado, pois à época, já vinha bem equipado com vidros e comandos dos espelhos elétricos, toca-fitas entre outros.
Para o projeto da versão esportiva do Gol cogitava-se o freio a disco nas quatro rodas, mas o projeto não saiu do papel e acabou equipando só a partir da segunda geração, GTI 16V, em 1996.
O esportivo nacional ganhou duas bombas de combustível, sendo que uma delas fica instalada dentro do tanque.
Em 1995, o GTi, já na segunda geração, ganhou como opcional os freios ABS, algo raro entre os esportivos nacionais.
Coube a ele ser o primeiro nacional a oferecer alarme com comando à distância, que também travava e destrava portas, porta-malas e fechamento dos vidros.
O detalhe mais lembrado do Gol GTI “bolinha” é a bolha do capô, uma exclusividade da versão 16V que foi criada para acomodar o cabeçote mais alto.