1-) Cinto automático
Ao fechar a porta, o cinto corria automaticamente por trilho no teto prendendo o ocupante. Estreou no VW Rabbit 1975, mas problemas de custos e dificuldade de acesso, deixou de ser oferecido em 1981 nos EUA.
Seja por mera estética que interferiria no visual do carro ou por funcionalidade, listamos 10 acessórios que já foram bem valorizados e que hoje se perderam no tempo. Confira os 10 mais populares.
Ao fechar a porta, o cinto corria automaticamente por trilho no teto prendendo o ocupante. Estreou no VW Rabbit 1975, mas problemas de custos e dificuldade de acesso, deixou de ser oferecido em 1981 nos EUA.
Coube ao Cord1936 usar pela primeira vez o acessório, um sistema manual, e elétrico no De Soto 1942; mas nos anos1960 a 1980 teve seu auge e se perdeu em 1990. O Corvette usou até 2004.
Estepe na tampa traseira veio dos jipes. Aqui, o EcoSport estreou em 2003 e depois vieram Crossfox, Idea e Doblô Adventure, mas, o peso extra atrapalhava o acesso ao porta-malas e logo caiu em desuso.
As portas suicidas vieram no início do século XX, mas eram suscetíveis a acidentes e foi perdendo popularidade já no final de 1940. Hoje a Rolls Royce é a única que mantém a tradição.
Hoje nenhuma montadora colocaria bancos na caçamba de uma picape... Foi o que a Subaru fez em 1978 com a Brat, vendida nos EUA. O plano era classificá-la como veículo de passageiro e pagar menos imposto, mas a ideia não durou muito.
Na década de 80, Monza Classic, Diplomata e Gol GTi tinham borrachões nas laterais. Hoje, ver um simples par de frisos estreitos nos carros mais caros é raro.
O acessório tinha a função de empurrar ou amenizar os troncos pelo caminho e chegou a equipar a Strada Adventure e Montana Off Road, porém, logo deixou de sair nos modelos sob o risco de ferie pedestres. .
Surgido em 1925 nos carros americanos, era visto na maioria dos carros até 2000. Hoje o acendedor se "transformou" em tomada 12V para acessórios elétricos.
Os Escort XR3 e Gol GT/GTS/GTI vinham com faróis de neblina e milha, e viraram mania de customizaçãoe atualmente, pelo menos os de milha já não são mais vistos.
A pintura saia e blusa já ditou moda em modelos como a Kombi, Monza Classic, Diplomata. Apesar de hoje alguns terem o teto preto, vermelho ou laranja, esses não incluem o capô.