1-) Calibragem
Alguns motoristas abastecem e deixam de calibrar os pneus. Rodar com eles descalibrados ocasionam um desgaste na banda de rodagem e ainda aumentam o consumo de combustível, pois o carro fica mais pesado para dirigir.
Checagens recorrentes podem evitar prejuízo no bolso e garantem a segurança. Confira 10 cuidados que elencamos com a ajuda do especialista Carlos Eduardo Barros, superintendente do AutoShopping Internacional Guarulhos.
Alguns motoristas abastecem e deixam de calibrar os pneus. Rodar com eles descalibrados ocasionam um desgaste na banda de rodagem e ainda aumentam o consumo de combustível, pois o carro fica mais pesado para dirigir.
A limpeza ajuda a conservar a pintura e evita o desgaste do verniz, mas nem todos dão conta de quão importante é essa “manutenção” com a pintura do veículo. Encerar periodicamente também ajuda a preservar a lataria.
É necessário gastar um tempo com a higienização no interior do veículo, especialmente no tecido dos bancos para poupar poeira e bactérias que podem causar alergias ou até mesmo doenças respiratórias.
É importante dar uma atenção extra às palhetas do limpador do para-brisa e do vidro traseiro, se for o caso. Depois de um período que pode variar conforme as circunstâncias, elas começam a ressecar, tendo que ser substituídas imediatamente.
Apesar de poucos saberem, a bateria é um item do veículo que precisa de constante. Por isso, é indicado guardar o comprovante da garantia da bateria e anotar no calendário quando foi a última vez que o item foi checado.
Avalie se a direção do veículo está se comportando de maneira estranha – puxando para o lado contrário, por exemplo – é porque tem alguma coisa errada. Entre inúmeros problemas, o desalinhamento de direção pode ser o principal.
Muitas vezes os motoristas só percebem a luz queimada quando são parados em uma blitz e presenteados com uma multa. Por isso, é sempre bom ter o hábito de checar com a ajuda de alguém para verificar se há alguma lanterna ou lâmpada queimada.
A checagem deve ser feita - pelo menos mensalmente - com o motor frio e o carro em superfície plana. Há uma vareta medidora cuja marcação deve estar de nível máximo e outra de nível mínimo de óleo. Se o óleo estiver escuro, troque.
É recomendável realizar uma manutenção a cada seis meses. A maioria deles possui o filtro que deve ser substituído sempre que houver muita sujeira. Quando o aquecedor é ligado, toda a sujeira é espalhada para o interior do carro.
Os filtros de ar, óleo e combustível precisam ser trocados confome o prazo da fabricante. Filtros sujos e entupidos interferem diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que faz o veículo gastar até 20% mais, já que a mistura fica irregular.