1-) Caixa de direção
Atente para a caixa de direção que pode apresentar folgas e ruídos, e são mais fáceis de perceber em paralelepípedos. Por isso, ao fazer o test drive, procure ruas com este tipo de piso para avaliar o estado do componente.
O sedã é digno de confiabilidade mecânica e bom de comércio, mas é sempre bom rever alguns itens antes da compra. Por isso, separamos 10 dos problemas mais comuns, relatados pelos seus donos através de uma apuração feita em fóruns e clubes do modelo.
Atente para a caixa de direção que pode apresentar folgas e ruídos, e são mais fáceis de perceber em paralelepípedos. Por isso, ao fazer o test drive, procure ruas com este tipo de piso para avaliar o estado do componente.
Outros ruídos podem surgir na parte dianteira, que podem denunciar buchas de suspensão ou amortecedores trincados. Se a origem dos barulhos não vier destas peças, o problema pode estar nos coxins rachados do motor.
Não se esqueça de verificar o estado dos discos e pastilhas de freio tanto na parte dianteira quando traseira, que apresentam durabilidade baixa. Cada disco custa, em média, R$ 800 e pastilha R$ 600 na autorizada, fora a mão de obra.
O fluido da caixa automática deve ser checada e substituída a troca do filtro e da limpeza dos ímãs que retêm a limalha sempre aos 40.000 km. Ao fazer o test drive, verifique se as marchas são passadas com facilidade, sem trancos.
Não é comum os faróis estarem embaçados cujo problema indica má vedação entre a lente e o refletor. Isso é ocasionado pela água da chuva ou de lavagens que entra e acaba evaporando e embaçando a lente.
Com o tempo podem surgir rangidos, percebido mais facilmente em pisos acidentados ou paralelepípedo. Neste caso, a solução é levá-lo até uma empresa especializada em tirar “grilos”, nome conhecido popularmente ao famoso barulho interno.
Os modelos produzidas entre março de 2008 e dezembro de 2010 foram chamados para um recall para a substituição da mangueira do sistema de partida a frio do carro, que pode provocar o vazamento de gasolina.
A Toyota anunciou mais de um recall de alguns Corolla para substituição do deflagrador do airbag do passageiro que poderia provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça da peça juntamente com a bolsa deflagrada.
Para saber o cuidado que o antigo proprietário deu ao carro, basta verificar se ele tem guardado junto ao manual de instruções o livreto de manutenção onde constam todos os serviços que foram feitos como a troca de óleo do motor e dos fluidos como freio, direção hidráulica, arrefecimento e, principalmente, do câmbio automático.
Não é difícil encontrar um Corolla sem o para-barro, uma peça plástica de acabamento muito frágil, que quebra com muita facilidade. A presença do item indica o quanto cuidadoso foi o dono.