1-) Forro de porta
Nos primeiros modelos, não é comum o forro de porta se soltar. Aí só levando a um tapeceiro para fazer um orçamento que deve sair em torno de R$ 300 reais, dependendo do estrago.
Prático para uso urbano, é uma boa opção de usado barato e econômico, mas não custa se atentar antes para não comprar uma “bomba-relógio”. Confira os principais itens que costumam dar mais dor de cabeça, segundo donos.
Nos primeiros modelos, não é comum o forro de porta se soltar. Aí só levando a um tapeceiro para fazer um orçamento que deve sair em torno de R$ 300 reais, dependendo do estrago.
É comum os indesejáveis ruídos provenientes dos plásticos de portas e painel e suporte do tampão traseiro do porta-malas. As vezes, um simples aperto de parafuso, pode resolver o problema.
Nos modelos com motor Endura-E, a válvula IAC (idle air control) - peça que regula a marcha lenta que costuma apresentar defeitos. Para verificar o correto funcionamento, basta dar a partida e se o carro morrer logo ou mais de uma vez, é sinal de que será necessário trocá-la.
No conjunto da suspensão, passe por ruas de paralelepípedo. Se apresentar ruídos, pode ser de buchas e coxins desgastados.
Cheque também por riscos na parte metálica - acima destes acabamentos - que são pintados na cor da carroceria. Apesar de detalhes, dá um forte indício do cuidado que o antigo dono teve.
Eles costumam desalinhar por conta das presilhas ou mesmo para-choque quebrado, mas a vantagem é que eles são divididos por três seções, ficando mais fácil e barato o reparo, já que não é necessário trocar a peça inteira.
Nas primeiras versões, eles vinham sem a pintura, portanto se tiverem pintados, às vezes, pode ser alguma artimanha de mascarar algum problema como uma batida. Portanto, desconfie.
Costuma apresentar aquecimento, mais comum nas versões equipadas com motor Zetec Rocam. Por isso, veja se o dono fez a devida manutenção periódica em todo o sistema.
Preso embaixo do assoalho por um suporte metálico, é muito suscetível a roubos. Por isso, não custa verificar e ver se ele está lá.
A espuma dos bancos com o tempo começa a ceder, principalmente a do lado do motorista cujo banco é mais “judiado”. Neste caso, só levando a um tapeceiro de autos para refazer o assento.