Analise 10 itens antes de adquirir um Ford Ka da 1ª geração

Prático para uso urbano, é uma boa opção de usado barato e econômico, mas não custa se atentar antes para não comprar uma “bomba-relógio”. Confira os principais itens que costumam dar mais dor de cabeça, segundo donos.

1-) Forro de porta

Nos primeiros modelos, não é comum o forro de porta se soltar. Aí só levando a um tapeceiro para fazer um orçamento que deve sair em torno de R$ 300 reais, dependendo do estrago.

2-) Ruídos

É comum os indesejáveis ruídos provenientes dos plásticos de portas e painel e suporte do tampão traseiro do porta-malas. As vezes, um simples aperto de parafuso, pode resolver o problema.

3-) Válvula IAC

Nos modelos com motor Endura-E, a válvula IAC (idle air control) - peça que regula a marcha lenta que costuma apresentar defeitos. Para verificar o correto funcionamento, basta dar a partida e se o carro morrer logo ou mais de uma vez, é sinal de que será necessário trocá-la.

4-) Suspensão

No conjunto da suspensão, passe por ruas de paralelepípedo. Se apresentar ruídos, pode ser de buchas e coxins desgastados.

5-) Portas

Cheque também por riscos na parte metálica - acima destes acabamentos - que são pintados na cor da carroceria. Apesar de detalhes, dá um forte indício do cuidado que o antigo dono teve.

6-) Para-choques

Eles costumam desalinhar por conta das presilhas ou mesmo para-choque quebrado, mas a vantagem é que eles são divididos por três seções, ficando mais fácil e barato o reparo, já que não é necessário trocar a peça inteira.

7-) Para-choques 1

Nas primeiras versões, eles vinham sem a pintura, portanto se tiverem pintados, às vezes, pode ser alguma artimanha de mascarar algum problema como uma batida. Portanto, desconfie.

8-) Sistema de arrefecimento

Costuma apresentar aquecimento, mais comum nas versões equipadas com motor Zetec Rocam. Por isso, veja se o dono fez a devida manutenção periódica em todo o sistema.

9-) Estepe

Preso embaixo do assoalho por um suporte metálico, é muito suscetível a roubos. Por isso, não custa verificar e ver se ele está lá.

10-) Bancos

A espuma dos bancos com o tempo começa a ceder, principalmente a do lado do motorista cujo banco é mais “judiado”. Neste caso, só levando a um tapeceiro de autos para refazer o assento.