Olhe 10 problemas mais comuns antes da compra de um VW Gol usado

Apresentamos a você que pensa em adquirir um Gol, independente da geração, alguns dos inúmeros pontos críticos a serem avaliados durante a compra. Sabemos que é um carro que oferece uma excelente confiabilidade e é certeza de bom negócio, mas, para isso, é preciso saber avaliá-lo e segurar a ansiedade perante aquela oferta tentadora. Reunimos 10 dos principais problemas que possam surgir e as melhores versões para que o seu investimento não vá para o ralo. Boa sorte!

1-) Acabamento interno

Muito criticado por donos, os excessos de plásticos são verdadeiras fontes de ruídos, principalmente as versões da quarta geração. A dica é substituir as presilhas dos forros de porta e aplicar também feltro adesivo nas áreas onde há maior atrito.

Roberto Assunção

2-) Freios

O sistema de freios costuma apresentar rangidos, algo que irrita bastante os proprietários que também reclamam do desgaste excessivo dos discos e pastilhas, muito comum de ocorrer nas unidades do Gol G5.

Divulgação/Volkswagen

3-) Suspensão

Barulhos na suspensão dianteira são comuns, mais notados entre a mola e o prato da suspensão que ficam em contato entre si e que, dependendo, uma simples aplicação de óleo lubrificante pode resolver. O problema é mais comum nos modelos G5.

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4-) Torre da suspensão dianteira

Avalie se há trincas nas torres da suspensão dianteira, principalmente na segunda (G2) e terceira (G3) geração. Às vezes, as molas e amortecedores foram trocados por outros sem ser originais, já que são os preferidos por jovem que gostam de rebaixar o hatch.

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5-) Vigia traseiro

Um problema crônico do Gol G2 está no acúmulo de água no vigia traseiro, principalmente na parte inferior, onde há maior acúmulo entre a borracha de guarnição e o vidro, formando ferrugem.

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6-) Difusores e Porta-luvas

No painel, feito de plástico de baixa qualidade, também é comum apresentar trincas e quebras, principalmente nos difusores de ar e tampa do porta-luvas, cujos problemas são mais frentes nos modelos da terceira geração.

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7-) Transmissão i-Motion

Bastante polêmico, este tipo de câmbio automatizado não rendeu elogios durante a sua estreia na linha VW, e com o Gol não poderia ser diferente. Por isso, ao analisar uma unidade (G5) com este tipo de transmissão, confira se as marchas estão funcionamento perfeitamente.

Divulgação/Volkswagen

8-) Melhores versões

Ao comprar um Gol de segunda mão, dê preferência às versões bicombustíveis, fabricadas a partir da terceira geração (2003) e com ar-condicionado e direção hidráulica, que são mais fáceis de vender, ou ainda as modernas opções com motor 1.6 16V e câmbio automático, fabricado a partir de 2018.

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9-) Assoalho

Muitos jovens compram e rebaixam a suspensão, e quando vendem, voltam à originalidade. A dica é olhar por baixo e atentar para qualquer sinal de raspões e até mesmo trincas nas caixas de rodas. Para isso, peça para levar até um posto de combustível ou centro automotivo para levantar o carro através do elevador para melhor análise.

Renato Bellote/iG

10-) Recalls

O Gol já passou por inúmeros recalls como, por exemplo, o da lanterna traseira (2013 a 2015), airbag do passageiro (2015 e 2016), alternador (2016 e 2017), fecho do cinto de segurança (2018), polia do motor (2021). Na dúvida, cheque se a unidade que está comprando já passou por algum chamamento e a peça verificada e ou substituída.

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