Quer um sedan baratinho e com mecânica simples? Então, vá de Prisma

Se você pensa em comprar um sedan compacto barato – por menos de R$ 28 mil - com um porta-malas generoso, e que não exija muita manutenção, o Chevrolet Prisma pode ser uma boa opção. A grande vantagem do modelo está nas peças acessíveis e sempre fáceis de encontrar, inclusive, no mercado paralelo graças ao aproveitamento da plataforma do Celta que, por sua vez, vem do antigo Corsa de 1994. Veja alguns itens antes da compra.

1-) Acabamento

Como o Prisma da primeira geração herda o excesso de plástico do irmão Celta, não é difícil achar ruídos por todo o interior. Não deixe de verificar a aparência do painel de portas e de instrumentos. Riscos ou trincas indicam que o antigo dono não deu o merecido cuidado.

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2-) Unidades a serem evitadas

Fuja de unidades equipadas com GNV. Algumas delas podem ter sido utilizadas como táxi e, por conseguinte, esconder vários problemas, tais como a falta de manutenção preventiva e a quilometragem adulterada.

Reprodução - Webmotors

3-) Faróis

No caso dos faróis, eles costumam embaçar devido à má vedação da lente, algo que acontece até nos carros mais bem cuidados. Uma solução simples para sanar o problema é aplicar uma fina camada de silicone entre a emenda da lente e o refletor.

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4-) Marcador de combustível

Um problema crônico é o ponteiro do indicador do nível de combustível, equipamento que apresenta oscilações e imprecisão de leitura, ocasionado, em geral, por uso de combustível de má qualidade. Se o ponteiro oscilar com frequência, o problema pode estar na boia do tanque de combustível, componente que não sai por menos de R $300 na autorizada.

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5-) Compressor do ar-condicionado

Na versão com ar-condicionado, dê atenção redobrada, pois há diversos casos envolvendo o mau funcionamento do compressor. Na dúvida, não hesite em pedir ao vendedor para deixá-lo funcionando e verificar se está tudo em ordem. Lembre-se que um compressor pode custar mais de R$ 1 mil.

Reprodução - Mercado Livre

6-) Suspensão

Dê atenção redobrada ao conjunto da suspensão e, para isso, a dica é simples: verifique se os coxins e bandejas estão em bom estado e se não apresentam ressecamento dos componentes de borracha.

Reprodução - Ponto Frio

7-) Transmissão

O câmbio é outro item que é alvo de constantes reclamações. A transmissão traz engate complicado, principalmente a ré e, também apresenta ruídos. Por isso verifique se todas as marchas trocam sem arranhar.

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8-) Discos e pastilhas

Discos e pastilhas também precisam ser verificados com cautela por causa de sua menor durabilidade: a cada 15.000 km, em média. Mas há casos de trocas com menor período. Se precisar trocar o kit de discos e pastilhas, você terá de arcar com valor médio de R$ 250.

Reprodução - Mercado Livre

9-) Vidros elétricos

Há inúmeros relatos dos comandos dos vidros elétricos que param de funcionar. A solução, dependendo do problema, é aplicar um limpa contato na peça defeituosa.

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10-) Recalls

Alguns recalls devem ser verificados como, por exemplo, o do fecho do cinto de segurança dos bancos dianteiros cujo problema estava relacionado na dificuldade para prender ou liberar a trava, podendo provocar acidentes.

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