Quer conforto e porta-malas generoso? A Palio Weekend pode ser a opção

Poucos carros conseguem agregar um porta-malas generoso, mecânica simples e acessível e, de quebra, conforto de um modelo de segmento superior. Assim é a peruinha da Fiat, a Palio Weekend. Antes de se empolgar, elencamos 10 dos principais pontos críticos a serem avaliados com atenção.

1) Frente

A frente mais baixa (exceto a Adventure) é alvo de crítica e mostra-se vulnerável à valetas ou lombadas. Por isso, nunca é demais dar uma checada.

Divulgação

2) Tampa traseira

A tampa traseira é uma peça que integra parte do para-choque e, por isso, fica mais exposta a danos. Por isso, cheque se ela está perfeitamente alinhada. Se tiver qualquer indício de desalinhamento, pode ter certeza de que ela já foi batida.

Divulgação

3) Volante e acabamento interno

O acabamento interno, principalmente o volante e manopla de câmbio que, mesmo em modelos mais novos e menos rodados, costumam descascar, segundo relatos de proprietários.

Divulgação/Fiat

4) Acabamento externo

Algumas unidades das versões Adventure e Trekking possuem o para-choque e molduras nos arcos dos para-lamas cobertos de plástico fosco sem pintura, acabamento que pode ficar queimado mesmo nos modelos melhor conservados. A solução é simples: um bom renovador de plásticos ajuda.

Reprodução

5) Transmissão automatizada

Teste todas as marchas e verifique se engatam com facilidade. No automatizado Dualogic, no final de 2014, a Fiat anunciou um recall para verificação e substituição, caso necessário, do atuador de embreagem, pois ele poderia dar problemas nos engates das marchas e apresentar dificuldade nas arrancadas.

Divulgação

6) Amortecedores dianteiros

Quanto aos amortecedores dianteiros, verifique, principalmente ao passar por ruas de paralelepípedo, possíveis estalos ou ruídos que podem ser um sinal de buchas ou pivôs comprometidos. Na dúvida, leve até um mecânico de confiança para dar uma avaliada.

Divulgação

7-) Embreagem

Alguns donos relatam vazamento no cilindro mestre da embreagem, tornando o sistema inoperante. De acionamento hidráulico, o problema pode ser facilmente resolvido bastando substituir a peça que não custa mais do que R$ 260.

Reprodução

8) Luz do tanquinho

Um problema bastante comum não só na Palio Weekend, mas em outros modelos da Fiat está na luz-espia do reservatório de partida a frio, que não apaga mesmo após o reabastecimento. A solução pode ser resolvida trocando a boia do reservatório.

Reprodução - YouTube

9) Estepe

O estepe fica sob o assoalho do porta-malas, posicionado sobre uma espécie de bandeja e, portanto, vulnerável a furtos. Ao avaliar o modelo, verifique se o acessório está lá. Se o carro estiver em um elevador, aproveite para ver o estado do silenciador traseiro e dos componentes da suspensão.

Reprodução

10) Correia dentada

Houve casos de donos de Palio Weekend que a correia dentada rompeu prematuramente. Assim que for olhar o modelo, olhe o estado do componente e descubra quando foi feita a última substituição. Na dúvida, faça a troca assim que comprar o carro.

Reprodução