Quer um hatch prático e barato? A dica é o Hyundai HB20 usado

O HB20 surgiu em 2012 nas opções com motor de três cilindros, 1.0 12V de 80/75cv (Comfort, Comfort Plus, Comfort Style) e a de quatro cilindros, 1.6 16V, 128/122 cv (Premium). Logo de cara agradou em cheio pelo seu visual bem acertado e moderno até para os dias atuais. A rivalidade ditava modelos de peso como Fiat Palio, Ford Ka, Peugeot 207, Renault Sandero, Toyota Etios e Chevrolet Onix. Acompanhe a seguir alguns dos pontos a serem vistos no hatch.

1) Consumo

Quanto ao consumo, tanto o 1.0 quanto o 1.6 são alvos de reclamações entre proprietários. Na 1.0 são 7,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol e 11,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina. Já na 1.6, são 7,6 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol e 11,6 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada com gasolina).

Divulgação/Hyundai Motor Brasil

2) Suspensão

Basta procurar em fóruns e clubes do modelo que você vai encontrar reclamações a respeito da suspensão, um defeito que faz com que ela atinja os batentes com facilidade, trazendo certo desconforto aos ocupantes. Portanto, se você prima pelo conforto de rodagem, o hatch da marca coreana poderá desapontá-lo.

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3) Espaço interno

Como mencionado acima, o hatch é um modelo compacto que agrada somente quem não tem uma família numerosa. Dessa maneira, ele é uma boa pedida para os solteiros ou para quem possui apenas filhos pequenos. Medindo 3,90 metros de comprimento, 2,50 m de entre-eixos e 1,68 m de largura, o HB20 hatch não é espaçoso a ponto de acomodar pessoas muito altas atrás, a despeito da altura total de 1,47 m. Em contrapartida, seu porta-malas comporta bons 300 litros.

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4) Pintura

Não é difícil ver em fóruns ou sites de reclamações como o “Reclame Aqui” donos insatisfeitos com a qualidade da pintura que costuma arranhar, apresentar pontinhos de batidas de pedras de estradas e descascar com facilidade. Às vezes uma simples repintura, se descoberta em laudos cautelares, pode dar margem ao interessado acreditar que o carro sofreu alguma batida.

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5) Altura de rodagem

O hatch é bem baixinho, por isso se você nunca teve um, é bom se acostumar e passar bem devagar nas lombadas e valetas. Ao ver a unidade, olhe por baixo para ver se há raspões ou até mesmo trincados na parte inferior do para-choque dianteiro, o que indicará o nível de cuidado que o dono teve.

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6) Ar-condicionado

Outro ponto bastante criticado é a ineficiência do ar-condicionado. Ou seja, em determinadas situações ele funciona e, de repente, para de funcionar. Dependendo do problema, somente a troca do compressor e condensador é que resolveria de vez, segundo alguns relatos. Portanto, olho vivo nesse item.

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7) Marcador do nível de combustível

A imprecisão do nível de combustível também costuma ser outro ponto criticado por quem tem o hatch. Alguns dos casos solucionados, a explicação estaria na boia, bomba e sensor. Ao ver a unidade, durante o test drive, veja se o ponteiro oscila com frequência, o que dará pistas de um possível problema.

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8) Bobina de ignição

Há várias reclamações de falhas de motor cujo problema estaria na bobina de ignição. Em alguns casos, as velas de ignição foram substituídas, mas o problema ainda persistia. A solução apontada foi a troca da bobina de ignição. Portanto, ao perceber qualquer anomalia, faça a cotação da peça e tente negociar um abatimento no preço do carro.

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