Zafira usada é opção para viagens no Carnaval e leva até 7 pessoas

A Chevrolet Zafira, lançada em 2001, foi fiel ao termo minivan, pois era a única no mercado brasileiro a oferecer capacidade para sete pessoas e ficou no mercado até em 2012. Baseado na família Astra, o projeto assinado pela Porsche fez tanto sucesso no Brasil que nem mesmo a substituta Spin conseguiu superar.

1) Motores, consumo e desempenho

Assim como na linha Astra, a Zafira recebeu motores robustos e confiáveis com destaque para o 2.0 com 112 cv e o 2.0 16V que rendia 128 cv, ambos disponíveis também para a topo de linha CD. Em 2004 foram lançadas as versões MultiPower (gasolina, álcool e gás GNV), destinada a taxistas, e FlexPower (127,6 cv com gasolina e 121 cv com álcool). Em 2009, o motor receberia modificações para render 140 cv. Segundo a GM, com gasolina, a versão manual faz 14,0 km/litro na estrada e 9,7 km/litro na cidade (média combinada de 11,3 km/litro). No etanol a Zafira registra 9,8 km/litro na estrada e 6,8 km/litro na cidade (média combinada de 7,9 km/litro). O modelo automático, abastecido com gasolina, faz 13,5 km/litro (estrada), 9,6 km/litro (cidade), o que dá uma média combinada de 11,1 km/litro. Quando movido a álcool, a Zafira automática faz 9,4 km/litro na estrada e 6,6 km/litro na cidade (média de 7,6 km/litro).

2) Medidas e impressões

Medindo 4,33 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,68 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, a minivan agrada quando o assunto é conforto e espaço interno, ainda que os bancos extras sejam destinados mais para crianças ou adultos de estatura baixa. Estamos falando do sistema Flex7, com dois bancos retráteis que se ocultam no assoalho do porta-malas de 445 litros (90 litros com os bancos), algo raro que nem mesmo a sucessora Spin tem, já que seus bancos extras roubam parte do volume do porta-malas.

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3) Mudanças na linha 2004

Se você procura uma Zafira com melhor relação custo-benefício, procure por modelos a partir de 2004 que vieram mais completos. Todos vinham com ar-condicionado, trio elétrico e direção hidráulica. Air-bag laterais, ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), CD player e assentos em couro eram itens exclusivos da versão Elite. Vale lembrar que antes desse período, ainda que rara, existiu a opção sem ar-condicionado, o que é um mico na certa.

4) Preços e versões recomendadas

Existem algumas queixas de que os primeiros Motores 2.0 Flexpower lançados em 2004, apresentam falhas de funcionamento, perda de potência e dificuldade de partida, sendo necessária a retífica no cabeçote, em alguns casos. Por isso, analise modelos fabricados a partir de 2009, equipados com motores de 140/133 cv, mas o consumo teve uma pequena melhora. Seus preços variam de R$ 30 a R$ 35 mil, dependendo da versão e do estado de conservação. Se você quer conforto, nessa faixa de preço é possível encontrar também modelos equipados com transmissão automática, só verifique se está tudo em ordem, pois um câmbio desse costuma ter manutenção acima de R$ 10 mil.

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5) Computador de bordo

Nas versões equipadas com este acessório, com o tempo é comum a falha na leitura do display, por conta da queima dos leds presentes no mostrador digital prejudicando desta forma a leitura dos caracteres. Para substituí-los, saiba que custarão R$2.100, preço de uma peça genuína.

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6) Direção eletro-hidráulica

Oferecido nas primeiras safras da Zafira e até 2001 na linha Astra, a direção eletro-hidráulica logo foi tirada do pacote de equipamentos por conta do alto custo e da sensibilidade de quebra, passando a ser substituída pela direção hidráulica mecânica convencional, mais resistente a problemas. Se você for comprar uma Zafira com este tipo de direção e apresentar este defeito, saiba que terá que encomendar a peça que vem da GM europeia e custa em torno de R$ 4.500.

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7) Válvula termostática, bomba d'água e sensor de temperatura

Não é difícil apresentar este defeito, proveniente da válvula termostática, bomba d 'água ou mesmo do sensor de temperatura que caso seja defeituoso, não manda resposta a ventoinha deixando de fazer a devida refrigeração do motor. Por outro lado, às vezes, o problema pode estar numa simples limpeza no sistema de refrigeração ou reposição de água destilada no reservatório se estiver no nível abaixo do recomendado.

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8) Suspensão

Alguns donos reclamam de ruídos vindos deste componente, o que pode ser, em alguns casos, a bieleta ou tirante da suspensão como é conhecido popularmente e que no caso de alguns Astra e Zafira a peça é feita de termoplástico. A peça é ligada entre o amortecedor e a barra estabilizadora e com o tempo pode apresentar folgas ou trincas (devido ao mau uso) ocasionando os indesejáveis barulhos pelo conjunto da suspensão. A solução, dependendo do caso, é substituir por outras de metal, mais resistentes a trincas e quebras.

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