Toyota Hilux completa 55 anos; veja alguns momentos icônicos da picape

De aparição em filmes até confrontos armados, a picape está em todos os lugares

Foto: Reprodução/Top Gear
Nome Hilux nasceu da junção das palavras High (alto) Luxury (Luxo) e significa alto luxo, o que não é o caso deste modelo

A Toyota Hilux é um sucesso no Brasil e no mundo. Conhecida, principalmente, por aliar robustez e conforto, a picape foi o principal modelo comercializado pela Toyota no nosso mercado em 2021 e 2022. Completando 55 anos, a Hilux é um ícone e já foi retratada em programas de TV, utilizada em guerras, foi chamada de Gyoza  e até mesmo “clonada” pela Volkswagen .

1 - Aparição em De volta para o futuro

Foto: Reprodução
Toyota Hilux não foi tão icônica quanto DeLorean, porém, é mais acessível e confiável do que o carro de inox


Se a grande estrela dos filmes ‘ De volta para o futuro ’ era o DeLorean DMC 12, que recentemente ganhou um sucessor , o carro dos sonhos de Marty McFly era uma Toyota Hilux 4x4 customizada. 

O veículo de cor preta e cabine estendida recebeu novas rodas, pneus Goodyear de 31 polegadas, assim como santantônio e faróis auxiliares. O modelo fez tanto sucesso que para celebrar os 30 anos do filme, a Toyota dos Estados Unidos criou uma versão da Tacoma inspirada no veículo do filme, já que a Hilux não é mais vendida no país.

2 - Top Gear

Foto: Reprodução/Top Gear
A aparência não é nada boa, mas a picape ainda funciona

O programa britânico Top Gear era conhecido pelo humor ácido dos apresentadores ao realizar os testes. Certa vez, os produtores decidiram pôr à prova a qualidade e resistência da Hilux e compraram um modelo de 18 anos de idade e mais de 300 mil km rodados, na tentativa de fazê-lo parar de funcionar.

Utilizando desafios os quais muitos carros não sobreviveriam, como submergir no oceano por cinco horas , ter um trailer arremessado sobre ela e até mesmo atear fogo. Mas nada disso foi o suficiente para parar a Hilux. O teste definitivo era sobreviver a uma demolição. 

O prédio veio abaixo, assim como a picape, que ficou praticamente irreconhecível. Mas com ferramentas simples, uma nova bateria, um pouco de diesel e paciência, a  Hilux não só deu partida mas continuou em movimento, apesar de não ser seguro para ninguém andar com o carro naquelas condições. 

Esse é um dos desafios mais icônicos do programa britânico, que somado à fama de indestrutível que a Hilux já carregava, inspirou o departamento de marketing da Toyota a batizar as versões topo de linha de Invincible , invencível, na tradução literal.

3 - Uma guerra para chamar de sua

Foto: Reprodução/AP
A Toyota afirma que não vende seus modelos para grupos terroristas, mas de alguma forma eles seguem comprando Hilux

Se a robustez atrai atenção nas vendas, também tem seu lado negativo. A Hilux é o principal veículo utilizado por grupos terroristas ou rebeldes em seus confrontos armados. A prova disso é que em diversos vídeos e imagens desses confrontos, é possível ver a marca Toyota estampada na caçamba das picapes. Mas sabia que a Hilux já protagonizou a “ Guerra dos Toyotas ”?

Esse foi o apelido dado à fase final do confronto entre Líbia e Chade e uma das características desse conflito foi justamente o uso de veículos da Toyota , principalmente  Hilux e Land Cruisers para o transporte das tropas do Chade. Inclusive, algumas das armas embarcadas na caçamba era brasileiras.

A guerra durou 9 anos, entre janeiro de 1978 até 11 de setembro de 1987, mas a era chamada de “Guerra dos Toyota" começou em dezembro de 86 e durou até o cessar fogo no ano seguinte.

4 - Uma cópia alemã

Foto: Reprodução
Cara de um, focinho de outro. Taro e Hilux são exatamente os mesmos carros, apenas com mudança de emblemas

Embora a Kombi e suas evoluções tenham feito muito sucesso como veículos utilitários, a Volkswagen demorou muito a investir em outros segmentos dedicados ao trabalho.

Pensando em um carro voltado para o uso profissional com mais capacidade que o Caddy , então  baseado no Golf , a Volkswagen foi até a Toyota e conseguiu a permissão para produzir a Hilux de quinta geração, que foi batizada de Volkswagen Taro

A Volkswagen planejava aumentar sua participação no mercado e oferecer um modelo de 1 tonelada de capacidade parecia ser o movimento ideal, mas não deu certo. Com o fim da quinta geração da Hilux, em 1997, a parceria também chegou ao fim. A Volkswagen retornou ao mercado de picapes maiores em 2010, com a Amarok

A primeira geração da nova picape teve projeto totalmente Volkswagen, enquanto a segunda, revelada no ano passado , é fruto de uma parceria entre Ford e VW e segue um pouco os rumos da Taro, pelo menos quando o assunto é compartilhamento de projetos.

5 - Toy Story

Foto: Reprodução
Oficialmente, seu nome é Gyoza Mark VII, mas a inspiração na Hilux de quarta geração é evidente

O estúdio de animação Pixar , famoso por filmes como Toy Story , Os incríveis , Wall-E , Carros , entre outros, tem na Hilux uma espécie de símbolo que une todos seus filmes. Sua primeira aparição foi no filme Toy Story, onde aparece caracterizada com o logotipo da pizzaria “ Pizza Planet ”.

Por questões de direitos, o nome Hilux não aparece, mas a inspiração é notável, além do visual, a inscrição ‘Yo’ na tampa da caçamba pode passar despercebida, já que é uma gíria no inglês, mas também uma referência à Toyota . Porém, as letras também indicam uma outra referência.

Foto: Reprodução/Pixar
O personagem Hamm lê o manual da Gyoza para tentar entender como se dirige o carro

Há uma cena em que um dos personagens consulta o manual do proprietário do utilitário para entender um pouco mais como o grupo de brinquedos poderia dirigir a picape em questão. Para a surpresa de todos, a Pixar rebatizou o modelo com o nome de Gyoza (ou Gioza) ... é de passar mal de rir.

Segundo sites especializados, todos os filmes do estúdio, com exceção de Os incríveis, tem alguma referência à picape, que, inclusive, foi rebatizada na série Carros , se tornando um personagem chamado Todd . Preferiríamos Gyoza.