As 8 práticas condenáveis que devemos negar nos postos de combustível

Apesar de parecerem “inofensivos”, esses serviços podem trazer prejuízos para o seu carro. Atente para oito serviços de postos de combustíveis que você deve evitar.

1) Completar com água

A água contém cloro, o que é prejudicial ao motor. Assim, para não errar, vá de destilada. Porém o correto é ter no carro um fluido de arrefecimento com 50% de água, 50% de aditivo etilenoglicol - ele tem a função de reduzir a temperatura de congelamento e elevar o ponto de ebulição da água do radiador.

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2) Calibrar os pneus

Alguns frentistas, na intenção de ajudar, pedem para calibrar os pneus do seu carro, mas acontece que não podemos confiar sempre nos compressores de postos, e nem estamos falando de aferição. Com o tempo, o anel de borracha que fica dentro do bico de encher os pneus acaba se rompendo e deixando o ar escapar.

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3) Completar com óleo

Na intenção de querer ganhar em cima dos clientes, alguns funcionários dão a desculpa de que o óleo está abaixo do nível permitido, obrigando-os a terem de colocar mais no motor. Além de ser prejudicial passar do nível permitido, completar com outro de especificação diferente não é recomendado pelas montadoras.

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Abastecer até a boca

Com o combustível caro, o motorista acaba aceitando a sugestão do funcionário do posto de encher o tanque até a boca, seja para arredondar a conta ou para “economizar” com as altas dos preços. O excesso pode entupir o carburador, no caso dos mais antigos, além de danificar a bomba elétrica e a válvula reguladora de pressão dos modelos em geral.

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5) Completar o fluido de freio

Se for constatado que realmente o reservatório do fluido de freio está abaixo do nível, o mesmo jamais deve ser completado. A recomendação é ir até uma oficina de confiança. Entre os possíveis problemas, pode ser vazamento no recipiente ou troca de componentes do freio.

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6) Lavar o carro com itens não recomendados

Muitos postos oferecem a “lavagem gratuita”. Além das escovas dos rolos das máquinas de lavar não receberem - na maioria das vezes - a manutenção periódica, o uso de xampu, esponjas ou panos inadequados podem manchar ou riscar a pintura do veículo.

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7) Limpar o para-brisa

Outro costume é o frentista jogar água no para-brisa e puxar com um rodo que pode riscar o vidro. Por isso, a dica é usar cristalizadores próprios, encontrados em mercados. Além de melhorar a visibilidade, muitos têm ação repelente, ideal para desgrudar as sujeiras mais grossas.

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8) Pretinho de qualidade duvidosa ou óleo de mamona

Alguns postos têm o serviço de limpeza mais detalhada como o aplique do pneu pretinho, abrilhantadores de caixas de roda ou de peças plásticas de acabamento do veículo. Eles até dão um ótimo acabamento, mas com o tempo alguns, como o óleo de mamona, acabam ressecando borrachas.

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