Maio amarelo: confira algumas dicas para prevenir acidentes

O mês de Maio é utilizado para conscientizar pedestres, motoristas e ciclistas dos perigos do trânsito. O movimento Maio Amarelo foi idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e está completando 12 anos. A cor amarela simboliza advertência, atenção e cuidado no trânsito. Confira algumas dicas da Zurich Seguros e lembre-se de que a sua vida e a dos demais, só depende da sua conscientização, seja como motorista, ciclista ou pedestre.

1) Direção Defensiva

Pratique a direção defensiva. Isso inclui dirigir em condições adequadas: não dirigir estressado, com sono e muito menos alcoolizado.

Divulgação

2) Manutenção em dia

Mantenha o veículo em estado apropriado, com a manutenção em dia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 5% dos acidentes acontecem por falha mecânica. Atente, principalmente, para o sistema de iluminação e veja se ele está em dia.

Divulgação

3) Uso do cinto de segurança

O equipamento de segurança é de uso obrigatório e pode salvar vidas. Portanto, jamais o tire com o veículo em movimento.

Reprodução

4) Não usar o celular enquanto dirige

Outra prática comum - e, principalmente, agora, que todos dependem de tudo pelo celular - é usá-lo enquanto dirige. Então, pare o veículo em um local seguro e faça o que tiver que fazer no smartphone.

Divulgação

5) Ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos

Sempre utilize ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Se não houver, dê preferência de ficar sempre do lado direito da pista e no mesmo sentido dos demais veículos.

Tima Miroshnichenko/Pexels

6) Uso de bikes em calçadas

Pedalar em calçadas e outras vias para pedestres é proibido por lei e compromete a segurança dos demais. Portanto, respeite essa regra!

Pixabay

7) Itens de segurança da bicicleta

Não esqueça dos itens de segurança como capacete, óculos e iluminação para pedalar à noite e busque sempre sinalizar para qual dos lados vai fazer a conversão.

Divulgação

8) Faixa de pedestre

Atravesse sempre na faixa de pedestre ou utilize as passarelas. Se não houver, procure locais mais seguros para atravessar.

Pixabay

9) Sinais de trânsito e placas de advertência

Respeite sempre os sinais de trânsito. Na dúvida, faça uma pesquisa sobre o significado da placa. Olhe para os dois lados e mantenha a atenção redobrada com pontos cegos.

Reprodução

10) Atravessando a rua

Nunca atravesse a rua atrás de ônibus, árvores e postes; as chances de que você não seja visto pelo condutor de um veículo que esteja vindo são grandes.

Pixabay