Roda amassada influencia no balanceamento dos pneus?

Especialista alerta para a importância de verificar se há trincas na roda, principalmente, nas de liga de alumínio

Rodas de alumínio amassada deve ser trocada, pois não há como desamassar e manter a sua estrutura intacta
Foto: Reprodução
Rodas de alumínio amassada deve ser trocada, pois não há como desamassar e manter a sua estrutura intacta

Rodas de aço amassadas, normalmente, afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o processo de desgaste dos pneus. 

Em boa parte dos casos, em rodas de aço, é possível reparar a roda com um martelo de borracha ou um torno. Trata-se de um processo simples. Porém, há casos mais extremos nos quais as rodas podem estar bastante amassadas, gerando muita  vibração devido ao desbalanceamento do conjunto roda-pneu , podendo, inclusive, contribuir para o desgaste de outros componentes do veículo.

“Por vezes, o dano à roda pode ser tão extenso que impede o correto assentamento dos talões, fazendo com que o pneu perca pressão lentamente . Esse quadro, além de comprometer a segurança, reduz a vida útil do pneu, podendo até danificá-lo de forma irreversível”, comenta  Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.

O especialista alerta para a importância de verificar se há trincas na roda, principalmente, nas rodas de liga de alumínio. Caso a roda chegue a trincar, não há outro jeito se não trocá-la por uma nova, considerando que o alumínio não pode ser desamassado.