Capacete usado por Leclerc no GP de Mônaco vai a leilão

Valor arrecadado será repassado para vítimas de enchentes na Itália

Capacete de Charles Leclerc em Mônaco remete aos tempos em que seu falecido pai competia nas ruas do principado
Foto: Reprodução/RM Sotheby's
Capacete de Charles Leclerc em Mônaco remete aos tempos em que seu falecido pai competia nas ruas do principado

A Ferrari é provavelmente a equipe mais famosa da Fórmula 1 , mesmo sem vencer um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O piloto monegasco Charles Leclerc irá usar a popularidade da escuderia para arrecadar fundos para a população da cidade de Ímola , na Itália, afetada por fortes chuvas no mês de maio.

A região, que abriga a sede da Ferrari e da Alpha Tauri , além do circuito Enzo e Dino Ferrari , deveria receber o Grande Prêmio da Emília-Romanha no dia 21 de Maio, mas a corrida foi cancelada por conta das fortes chuvas e consequentes inundações.

Leclerc não será o único a fazer algo para ajudar na recuperação dos afetados, o piloto japonês Yuki Tsunoda auxiliou na limpeza da cidade de Faenza , sede da Alpha Tauri.

Os itens doados por Leclerc foram utilizados no Grande Prêmio de Mônaco , realizado no dia 28 de maio. O retrospecto do piloto na sua corrida em casa não é favorável. Apesar de ter feito o terceiro melhor tempo na classificatória, Leclerc largou no sexto posto e terminou a corrida na mesma posição.

Foto: Reprodução/RM Sotheby's
Todo o equipamento da Ferrari é fornecido pela alemã Puma

O leilão será realizado pela casa RM Sotheby’s , e está programado para acontecer entre os dias 2 e 6 de junho . Serão quatro lotes disponíveis , que irão oferecer luvas, calçados, macacão e roupas anti-chamas, e o capacete, todos utilizados durante a corrida. Até o momento, a casa de leilões não divulgou os valores mínimos das peças .

Durante o Grande Prêmio, o piloto utilizou todo seu equipamento com um esquema de cores diferenciado do habitual. O tradicional vermelho da Ferrari foi trocado pelo branco com vermelho, em alusão às cores da bandeira de Mônaco .

Foto: Reprodução/RM Sotheby's
Corridas estão no sangue da família. Seu pai não teve muito sucesso, mas seu irmão faz parte da academia de pilotos da Ferrari e atualmente disputa a Fórmula 2

O capacete também é especial para Leclerc , e o desenho é inspirado no capacete que seu pai, Herve Leclerc , utilizava nos tempos em que corria no principado. O pai do piloto faleceu em 2017, e desde então, o atual número 16 da Ferrari sempre presta homenagem no seu grande prêmio doméstico.

As chuvas de maio causaram a maior inundação registrada na Itália nos últimos 100 anos e atingiram cerca de 20 mil pessoas que tiveram que deixar suas casas. Além de Leclerc e Tsunoda, a Fórmula 1 e a Ferrari doaram 1 milhão de Euros (R$ 5,4 milhões) cada para ajudar a região a se recuperar.