Ford registra patente de porta “asa de gaivota” para SUVs grandes

Sistema faz com que veículos tenham apenas duas portas, uma em cada lado, e visa facilitar o acesso de passageiros

Foto: Reprodução
Ford patente portas suv

As portas dos carros geralmente não deixam margem para invenções, muito por conta de necessidades relacionadas à segurança e rigidez estrutural. A Ford, entretanto, registrou a patente de um sistema que traz a estilosa porta asa de gaivota para SUVs .

Nos registros de patentes dos Estados Unidos, o arquivo chamado de “Porta lateral para veículo” foi registrado em outubro de 2021, mas a publicação só ocorreu em abril deste ano. O nome é bem literal, mas não revela que as portas são aplicadas em SUVs grandes, que normalmente teriam quatro portas.

Esse tipo de porta foi originalmente visto na  Mercedes-Benz 300SL na década de 50 e já foi reproduzido diversas vezes, mas geralmente em cupês esportivos ou apenas em portas traseiras nos casos mais recentes.

Em 2012, a Tesla foi uma das fabricantes a trazer de volta as portas no estilo “asa de gaivota”. As chamadas “ Portas de falcão ”, são aplicadas na traseira do  Model X e sobem horizontalmente antes de abrirem verticalmente.

No caso do carro da Ford, o sistema substitui duas portas do lado direito do veículo por apenas uma grande porta que se abre para cima. A entrada no habitáculo, aparentemente, é bem fácil, e os ocupantes ainda contam com um apoio para os pés para realizar o movimento.

Foto: Reprodução
Interior do veículo em questão conta até com uma mesa

Do lado esquerdo, o veículo com o sistema instalado conta com uma porta comum para o motorista. Não ficou claro se no lado esquerdo o modelo conta com apenas uma porta. O sistema assimétrico é por conta do formato da porta maior e da necessidade dos sistemas que irão segurar a porta e parte do teto.

O sistema lembra o já exibido no conceito Ford Airstream , de 2007, porém, no interior do modelo retratado, é possível ver uma espécie de mesa e bancos na lateral do veículo , similares aos que a própria Ford já registrou a patente recentemente.