Silverado retorna ao Brasil com motor V8 para brigar com Ram e F-150

Picape grande estreia em breve com motor que promove ativação dinâmica dos cilindros para melhorar consumo e reduzir ruídos

Foto: Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Silverado fará primeira aparição pública ainda este mês

As picapes estão conquistando o coração do público brasileiro, sejam as médias-pequenas, como  Fiat Toro e Chevrolet Montana , ou até mesmo as consideradas grandes, como Ford F-150 Ram 1500 ou superiores. É justamente para enfrentar as grandalhonas que a Chevrolet irá trazer a Silverado de volta ao Brasil para entrar de vez na briga pelo segmento.

A picape será o próximo lançamento da marca no Brasil e fará sua primeira aparição pública na feira agropecuária Expointer , que acontece entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro em Esteio , Rio Grande do Sul .

O modelo será oferecido somente na versão High Country , “exclusiva para o mercado brasileiro”, segundo a Chevrolet . A versão também existe nos Estados Unidos , mas a caminhonete que chegará por aqui deverá divergir em equipamentos.

Foto: Divulgação
Chevrolet Silverado retorna ao Brasil após 22 anos de ausência

Em comunicado à imprensa, Chris Rego, diretora executiva de Marketing da GM América do Sul, confirmou que a motorização oferecida será V8 5.3 a gasolina . Segundo a fabricante, esse motor é da mesma família do propulsor utilizado no esportivo Camaro , e possui aperfeiçoamentos e recursos únicos para atender as necessidades de uma picape grande, que são diferentes de um esportivo.

Nos Estados Unidos, a Silverado High Country é oferecida com um V8 5.3 que produz 359 cv de potência e 52,95 kgfm de torque , sempre com câmbio automático de dez velocidades . Segundo a Chevrolet, a picape vendida do Brasil será equipada com um sistema que adequa a quantidade de cilindros ativos do motor de acordo com a necessidade da picape, visando melhor consumo de combustível e também uma redução do nível de ruído a bordo

Foto: Divulgação
Ao contrário das rivais, Silverado traz central multimídia na horizontal

Embora pareça revolucionário, o sistema de desativação de cilindros já é usado há décadas pela General Motors e, hoje em dia, até motores quatro cilindros podem usar a tecnologia.

Entre suas rivais, a picape da gravatinha dourada será a menos potente se trouxer o mesmo motor oferecido na América do Norte. A Ford F-150 traz motor V8 5.0 , também a gasolina, de 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque , gerenciados por pelo  câmbio automático de dez marchas . A Ram 1500 não fica para trás das rivais e oferece um V8 5.7 a gasolina , capaz de gerar até 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque , entretanto, é equipada com câmbio automático de oito velocidades .