Como saber a hora de trocar os pneus? Uma moeda de R$ 1 tira a dúvida

Além da insegurança e perda de aderência, rodar com pneus desgastados ou carecas pode resultar em multa grave para o condutor do veículo; entenda:

Foto: Fabrizio Gueratto
Pneus desgastados apresentam diminuição na profundidade dos sulcos





Pneus são os únicos pontos de contato entre o carro e o piso, portanto, devem ser vistos como itens de cuidado essencial na manutenção de um veículo. Entretanto, alguns motoristas negligenciam o cuidado com os pneus. Além dos riscos à segurança de todos no trânsito, pneus desgastados, ou carecas, podem resultar em multa para o motorista; entenda:

Conversamos com Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos
ao cliente da Continental Pneus Américas, para entender os riscos de rodar com pneus carecas e como identificar que é a hora de substituir os "pisantes" do veículo.

"Pneus desgastados, que apresentem bolhas ou outras avarias devem ser substituídos para segurança do motorista. No Brasil, a resolução n° 913/22 do CONTRAN em seu artigo 4, proíbe a circulação de veículos com um pneu com sulcos com profundidade inferior a 1,6 milímetro ou que tenha atingido seu indicador de desgaste máximo, ficando o condutor sujeito às punições de lei." Explica o especialista.

Segundo o artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN é infração grave , que além adicionar 5 pontos na habilitação do condutor, resulta em multa de R$ 195,23 e na retenção do modelo para realização do reparo.

Foto: Reprodução
O TWI é uma pequena elevação na banda de rodagem do pneu, cuja espessura mínima é de 1,6mm



Como identificar que os pneus estão desgastados, popularmente chamados de "carecas"?

"É importante realizar periodicamente a mensuração dos sulcos para verificar se eles já atingiram 1,6 mm ou menos, momento em que devem ser substituídos, é fundamental para garantir uma direção segura.  Essa informação pode ser facilmente obtida verificando os indicadores de desgaste (TWI) incorporados aos sulcos circunferenciais dos pneus. Quando o desgaste da banda de rodagem coincidir com essas marcações, ele deve ser substituído." 

Segundo Astolfi, a medição dos sulcos pode ser feita de forma simples, utilizando apenas uma moeda: "É possível também medir a profundidade dos sulcos utilizando uma moeda de R$ 1,00. Se o anel dourado desaparecer ao ser inserido no sulco você pode rodar com seu carro sem problemas. Caso o contrário, os pneus de seu veículo devem ser trocados imediatamente ." 

O especialista recomenda que os sulcos dos pneus possuam uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa ser utilizado com segurança e, em caso de pista molhada , tenha a capacidade de drenar a água adequadamente.

Em situações de pista molhada , pneus sem sulcos, ou com medidas inferior aos 3 mm de profundidade, podem perder a eficiência e também a aderência , fazendo com que o motorista perca o controle do veículo. 

"Um exemplo prático: um carro rodando em uma pista molhada a uma velocidade de 80 km/h calçando pneus com 3 mm de profundidade de sulco levará uma distância de até dois veículos para parar totalmente. Com sulcos de 1,6 mm essa distância dobra, ou seja, pode chegar a até quatro veículos. Em terreno seco a distância de frenagem também é maior." Conclui o especialista.