Qual o melhor custo-benefício entre os carros mais baratos do Brasil?

Fiat Mobi, Renault Kwid e Citroën C3 buscam o posto de carro mais barato do país, mas qual entrega mais?

Foto: Divulgação
Fiat Mobi Like é o carro mais barato do Brasil, mas sua compra é a melhor da categoria?

O mercado de carros no Brasil vem sendo dominado pelas opções de maior valor. O segmento de carros de entrada , outrora tão aquecido, conta cada vez com menos representantes. Mas entre os carros mais baratos do Brasil , qual o melhor custo-benefício ?

Quais os carros mais baratos do Brasil atualmente?

O Fiat Mobi , Renault Kwid e Citroën C3 , são os três carros que ocupam o posto de carro mais baratos do país, custando entre R$ 69.990 (Mobi e C3) e R$ 71.190 , no caso do Renault . É possível encontrar esses modelos com preços mais acessíveis na aba de ofertas das fabricantes, entretanto, elas podem variar mediante localização , modo de compra e até se o cliente possui algum benefício concedido à vendas diretas ou PCD .

Fiat Mobi Like

Foto: Divulgação/Fiat-Chrysler Automóveis
Fiat Mobi foi lançado com a missão de substituir o Uno no mercado

Partindo de R$ 69.990 , a versão de entrada do Fiat Mobi traz de série: ar-condicionado , direção hidráulica , vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, direção hidráulica, airbag duplo frontal, freios ABS e motor 1.0 Fire Evo de quatro cilindros, que entrega 74/71 cv no etanol/gasolina e torque de 9,7/9,3 kgfm. 

Segundo o Inmetro , as médias de consumo são 13,5/15 km/l em cidade/estrada com gasolina e 10,4/13,5 km/l em cidade/estrada com etanol. Suas dimensões são: 3,59 m de comprimento, 1,66 m de largura, 1,52 m de altura,  2,30 m de entre-eixos e 200 litros de capacidade no porta-malas.

Citroën C3 Live

Foto: Divulgação
Citroën C3 foi lançado em 2022 para mudar o posicionamento da Citroën no Brasil

Com o preço promocional de R$ 69.990 para vendas on-line , o C3 chega como alternativa mais espaçosa do Mobi, medindo 3,98 m de comprimento , 1,73 m de largura, 1,58 m de altura e 2,54 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 315 litros

O motor é o Firefly 1.0 de três cilindros , que já equipou o Mobi, inclusive, e oferece 75 cv no etanol e 71 cv na gasolina, com torque de 10,7/10 kgfm, nos mesmos combustíveis. Segundo o Inmetro, o consumo na cidade é de 9,5 km/l no etanol e 13,2 na gasolina , enquanto na estrada as médias sobem para 13,2 e 14,5 km/l.

Entre os itens de série desta versão, estão: ar-condicionado, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, assistente de partida em rampa e a direção conta com auxílio elétrico .

Renault Kwid Zen

Foto: divulgação/Renault
Kwid é o carro-chefe de vendas da Renault no Brasil


Custando R$ 71.190 , o compacto francês é levemente maior que o Mobi e menor que o C3, medindo 3,68 m de comprimento, 1,57 m de largura, 1,47 m de altura, 2,42 m de entre-eixos e porta-malas de 290 litros .

O motor é também de três cilindros e entrega 71/68 cv de potência e 10/9,4 kgfm de torque, sempre considerando etanol/gasolina. O consumo, de acordo com o Inmetro, é de 10,8/11 km/l na cidade/estrada com etanol e 15,3/15,7 km/l no mesmo ciclo com gasolina .

De série, o Kwid é o mais completo . A lista de equipamentos é similar a dos rivais, trazendo controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, vidro elétrico dianteiro e assistente de partida em rampa. Mas o Renault se diferencia por trazer airbags laterais , rádio com bluetooth e USB , itens de segurança e conforto que os rivais ficam devendo.

Veredito

O Renault Kwid se mostra o vencedor da batalha pelo posto de melhor custo-benefício entre os carros mais baratos do Brasil . Apesar de ser o mais caro , o Kwid traz mais segurança embarcada, direção com auxílio elétrico e ainda consegue melhores médias de consumo de combustível de acordo com o Inmetro.

O que pode pesar contra o compacto francês é a rede de concessionários, que é inferior à da Fiat, por exemplo.