De V8 americano a elétrico: confira carros que sairão de linha em 2023

Com despedidas marcantes, o mercado enfrenta mudanças; saiba por que esses carros estão se despedindo

Foto: Divulgação
Chevrolet Camaro está na lista dos carros que dirão adeus ao mercado global


À medida que o ano chega ao fim, é comum no mercado automobilístico despedirmos de alguns veículos, e 2023 não foge à regra , com uma mistura de carros que irão se despedir do Brasil. Listamos alguns veículos que não veremos mais nas lojas em 2024.

Primeiro precisamos entender o por que os carros saem de linha: existem três motivos principais: queda nas vendas, a chegada de versões mais tecnológicas ou, o motivo mais recente, - a transição para motores elétricos.

No Brasil , vimos carros como o  Fiat Mille sobreviverem no mercado por 24 anos , enquanto outros dizem adeus muito mais cedo. O aumento nas vendas de outros modelos, peças e as preferências dos consumidores também podem influenciar nas decisões das montadoras.


Chevrolet Bolt

Foto: Guilherme Menezes/ iG Carros
Lançado em 2016 no EUA chegou há pouco tempo no Brasil, mas vai sair de linha ainda esse ano



Chevrolet Bolt chegou ao Brasil em 2019 e passou por uma reestilização em agosto de 2022, mas já está na lista de despedida para 2023 . O diretor de marketing da Chevrolet, Steve Majoros, confirmou que o modelo sairá de linha, agora, no final do ano.

A decisão está relacionada a uma grande atualização na fábrica de Orion Township, Michigan (EUA), que agora produzirá carros da plataforma Ultium . Isso abrirá caminho para SUVs maiores como Equinox e Blazer. A reestilização estreou aqui em agosto do ano passado por R$ 329 mil. O motor é elétrico e fornece 203 cavalos de potência com uma autonomia de 390 km. 

Chevrolet Bolt EUV 

Foto: Divulgação
Chevrolet Bolt EUV chegou ao Brasil em 2023 e em apenas 200 unidades, mas sua produção já foi encerrada


Da mesma forma, o Chevrolet Bolt EUV , o modelo SUV da montadora, também está na lista de despedida para 2023. Pelas mesmas razões do Bolt, o modelo SUV sairá de linha no Brasil, onde foi estreado em 2022. O Bolt EUV compartilha o mesmo motor elétrico de 203 cv de potência e possui uma autonomia 13 km a menos que seu irmão menor - 377 km.

Chevrolet Cruze e Cruze Sport6

Foto: Divulgação
O modelo passou a ser feito no país vizinho em 2016 e passou por uma reestilização em 2019


A Chevrolet também dará adeus ao Cruze hatch e sedã em 2023 , encerrando sua presença no segmento de médios. A fábrica de Rosário, Argentina, é a última no mundo a produzir o sedã. A Chevrolet não informou se outro modelo médio será fabricado na Argentina.  

Chevrolet Camaro

Foto: Divulgação
O Chevrolet Camaro vai se despedir por meio de uma série especial. Ela foi batizada de Collector's Edition, ou edição de colecionador



Lançado em 2010,  o Chevrolet Camaro já está com data prevista para dizer adeus ao mercado global.  Mesmo vendendo bem menos que seu concorrente Mustang, o fim não se deve às vendas, mas sim a uma decisão da matriz nos EUA. A imprensa norte-americana afirma que o Camaro será substituído por um modelo elétrico.

A decisão leva em conta a estratégia da GM que não quer transitar para modelos híbridos. Por aqui, a marca ainda lançou uma versão de despedida, batizada de Collection .

O valor da edição limitada parte de R$ 555.000 , e seu motor V8 entrega 461 cv de potência e 62, 9 kgfm de torque.

Renault Captur

Foto: Divulgação
A guerra da Ucrânia afetou a produção do Captur no Brasil. Peças e até mesmo partes de estamparia vinham da Rússia



O Renault Captur , foi lançado em 2017 mas deixará de ser fabricado no Brasil na planta localizada em São José dos Pinhais, em Curitiba. Ao longo de seis anos, sempre enfrentou concorrência externa e até interna, já que o Duster sempre vendeu muito mais. A montadora francesa aposta para o início de 2024 com o novo SUV compacto - Renault Kardian. 

Jaguar F-Type

Foto: Divulgação
Para o Brasil, serão apenas 14 unidades – duas ficarão com a própria fabricante


Após onze anos, o  Jaguar F-Type encerrará sua produção no Reino Unido. No Brasil, haverão apenas 12 unidades da edição de despedida, chamada F-Type 75 Years , disponíveis por R$ 612.977. A Jaguar decidiu encerrar as produções para focar nos modelos elétricos. O F-Type oferece um motor 2.0 turbo de 300 cv.