Jeep terá SUV de entrada baseado no Citroën C3 Aircross na Índia

Novidade deverá chegar ao Brasil como sucessor do Renegade e rival do Hyundai Creta

Foto: Divulgação
Jeep Avenger foi descartado do Brasol por ser muito próximo do Renegade, mas pode inspirar novo SUV

A Stellantis utiliza a Índia como um importante centro de desenvolvimento de produtos, foi assim como o projeto do Citroën C3 , por exemplo, e é justamente de lá que surgem as notícias de um novo SUV compacto da Jeep , segundo os colegas do portal CarWhale .

A engenharia da Stellantis já conhece a plataforma CMP , utilizada por C3C3 Aircross e pelo futuro C3X . A expectativa é que seja o modelo mais acessível da Jeep por lá, posicionado abaixo do Compass .

Por serem marcas de padrões diferentes, a expectativa é que o modelo derivado da Jeep conte com mais refino no acabamento interno e ofereça mais equipamentos de conectividade e segurança . O Hyundai Creta  e Jeep Renegade , por exemplo, oferecem seis airbags de série , enquanto o C3 conta com no máximo quatro .

A motorização na Índia deverá ser o 1.2 turbo de 110 cv e 19 kgfm de torque  com transmissão manual , ou automática de seis velocidades, onde o torque de sobe para 20,5 kgfm.

Foto: Foto - Luiz Forelli Santana
Novo Jeep será baseado no C3 Aircross e deverá ter até 4 metros de comprimento

E o Brasil?

Como o Renegade não é oferecido na Índia , faz sentido para a Jeep oferecer uma opção mais acessível ao Compass no país asiático. No Brasil, a marca é consolidada por oferecer veículos de um segmento premium, embora, exista uma versão do Renegade - batizada de “ 1.3 turbo ” - oferecida pelo preço do C3 Aircross intermediário .

Foto: Divulgação
Jeep Renegade Sport

O Renegade está perto de completar 10 anos de mercado e já precisa de uma nova geração para se manter relevante.

Segundo apuração do colega  João Brigato do Auto+ em 2022, o novo Renegade seria o primeiro produto da Jeep baseado na plataforma CMP na América do Sul . A marca até oferece um SUV nessa plataforma na Europa, o Avenger , mas já foi descartado para o Brasil .

Considerando a mudança na nomenclatura de plataformas da Stellantis, a CMP passa a se chamar STLA Small , desenvolvida pensando em eficiência de combustível e uma condução majoritariamente urbana.

É possível que o novo SUV chegue ao mercado já em 2025 , podendo ser um dos primeiros lançamentos com a  tecnologia Bio-hybrid feitos no Brasil. A expectativa é que a Stellantis inicie a produção local de seus híbridos já no segundo semestre deste ano , entretanto, mudanças podem acontecer e o projeto ser adiado.

A nova plataforma poderá fazer o sucessor do Renegade mudar de fábrica . O SUV atualmente produzido em Goiana (PE) , ao lado de Toro , Rampage , e demais Jeeps . Todas as unidades da Stellantis no Brasil irão produzir os carros híbridos, mas atualmente, somente a planta de Porto Real (RJ) e El Palomar (Argentina) fabricam carros na CMP/STLA Small.