Revelado: Toyota Corolla Cross é flagrado no Brasil com novo visual

SUV médio foi registrado em uma cegonha, evidenciando visual visto em apresentação na Tailândia

Foto: Reprodução/Falando de Carro
Toyota Corolla Cross chegará ainda em maio para rivalizar com Honda ZR-V, Volkswagen Taos e Jeep Compass

O Toyota Corolla Cross foi apresentado com o novo facelift de meia-vida na Tailândia no início de fevereiro , trazendo algumas novidades visuais e principalmente atualizações nos equipamentos, que estavam defasados no modelo, já testado por nós . No entanto, a  Toyota promete melhorar essas críticas, ou pelo menos a maioria delas, na nova reestilização do SUV , que está programada para ser lançada ainda este mês .

Flagras feitos pelo Guilherme Sousa, do canal Ver-o-Carro e pelo nosso colega Renato Maia, do Falando de Carro , mostram o Corolla Cross totalmente descamuflando, revelando o mesmo visual visto na apresentação na Tailândia. Os veículos, aparentemente, estão a caminho das concessionárias para o reabastecimento, transportados dentro de uma cegonha.

O SUV médio , produzido na planta da Toyota em Sorocaba, revela uma dianteira ousada e diferenciada, abandonando a grade em preto brilhante com aspecto de “barba cavanhaque” e substituindo-a por buracos com formatos hexagonais pintados na cor da carroceria, o que dá um visual mais limpo à frente. O para-choque permanece com a peça de plástico preto fosco.

Toyota Corolla Cross 2025 . Foto: Reprodução/Falando de Carro
Toyota Corolla Cross 2025 . Foto: Reprodução/Falando de Carro
Toyota Corolla Cross 2025 . Foto: Reprodução/Falando de Carro
Toyota Corolla Cross 2025 . Foto: Reprodução/Ver-o-Carro
Toyota Corolla Cross 2025 . Foto: Reprodução/Ver-o-Carro
Toyota Corolla Cross 2025 . Foto: Reprodução/Ver-o-Carro
Toyota Corolla Cross 2025 . Foto: Reprodução/Ver-o-Carro

A estrutura que abriga o conjunto ótico permanece inalterada, mas a assinatura em DRL em LED foi substituída por um filete mais espesso; esses faróis estão conectados a uma peça metálica que os une. A lateral não sofreu alterações, apenas as rodas diamantadas foram modificadas.

Foto: Divulgação
Novo Toyota Corolla Cross

Na parte traseira, as mudanças são mínimas, concentrando-se principalmente nas lanternas, que apresentam um novo design óptico em LED. A famosa “marmita” , apelido criado em crítica ao abafador do escapamento que é largo, permanece o mesmo, com apenas metade pintada de preto. O destaque fica para o emblema HEV, que identifica os carros híbridos da Toyota a partir de agora, diferenciando-os, por exemplo, do modelo  PHEV RAV4.

Embora não tenham sido divulgadas fotos do interior, aparentemente o SUV da Toyota receberá as mesmas implementações do modelo vendido na Tailândia, o que inclui grandes avanços. O freio de estacionamento não é mais no pé, como na Chevrolet D20 , mas sim eletrônico com auto hold.

Foto: Divulgação
Interior com banco em vermelho não virá ao Brasil

Outra alteração está no painel de instrumentos, que agora é totalmente digital, substituindo a tela de sete polegadas por uma de 12,3 polegadas, semelhante ao Corolla sedã . Além disso, a central multimídia foi atualizada, com uma tela de 10,1 polegadas. O carregamento por indução também foi adicionado, recurso disponível apenas no sedã e provavelmente será implementado a partir da opção XRX.

O motor permanecerá o mesmo, mas o Inmetro recentemente alterou alguns dados de consumo. Os modelos híbridos com motor 1.8 aspirado e flex, com duas baterias, oferecem 122 cv , serão permanecidos. Já o motor a combustão oferece um 2.0 aspirado , flex, com 177 cv de potência e 21,4 kgfm de torque.

Assim, a versão híbrida faz 12,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol, uma melhoria de 0,7 km/l e 0,4 km/l, respectivamente. Já na gasolina, os números pioraram: são 17,7 km/l no ciclo urbano e 14,6 km/l no rodoviário, uma perda de 0,1 km/l em ambos os combustíveis.

Na versão a combustão, houve melhorias em ambos os combustíveis, fazendo 9,3 km/l na estrada com etanol e 13,3 km/l com gasolina, uma melhoria de 0,3 km/l. Com etanol, esse número melhora em 0,1 km/l em ambos os casos, alcançando 8,2 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina.