Mitsubishi anuncia retorno à Stock Car em 2025 com Eclipse Cross

Após 16 anos de ausência, fabricante japonesa promete disputas intensas nas pistas até 2028

Foto: Divulgação
Eclipse Cross marca o retorno da Mitsubishi à Stock Car após 16 anos

A Stock Car está passando por grandes reformulações para a temporada de 2025. Após a revelação de que os carros para os próximos campeonatos serão SUVs , a categoria agora anuncia o retorno da  Mitsubishi Motors à categoria, competindo com Toyota , representada pelo Corolla Cross  e Chevrolet Tracker .

Foram 16 anos de ausência da Mitsubishi na principal categoria do automobilismo brasileiro. Se antes o esportivo Lancer Evolution era o carro representado pelos chassis da Stock , o escolhido da vez é o SUV Eclipse Cross .

Segundo o comunicado oficial a Mitsubishi estará presente nas próximas três temporadas da categoria .

Foto: Divulgação
Carros da Stock Car serão caracterizados por para-lamas largos e asa traseira de bem grande


Mitsubishi tem passado de sucesso na Stock Car

Presente entre 2005 e 2008, a Mitsubishi contou com pilotos como Christian Fittipaldi , Ingo Hoffmann, Ricardo Maurício e Valdeno Brito. Ao longo de 48 corridas, foram 16 vitórias e dois títulos , em 2006 e 2007, com Cacá Bueno guiando o Lancer  de número zero.

Stock aposta nos SUVs para se aproximar do público

A troca de sedãs por SUVs na principal categoria do automobilismo nacional reflete a preferência do público nas vendas. Somente em 2024, o segmento de SUVs representa 47% de todas as vendas de carros zero km no Brasil.

Mitsubishi Eclipse Cross 2023. Foto: Divulgação
Mitsubishi Eclipse Cross 2023. Foto: Divulgação
Mitsubishi Eclipse Cross 2023. Foto: Divulgação
Mitsubishi Eclipse Cross 2023. Foto: Divulgação

Os carros novos irão aposentar os clássicos motores V8 e serão equipados com propulsores 2.0 turbo , ou seja, uma tecnologia muito mais próxima das vistas nos carros de rua. Tanto Tracker  quanto Eclipse Cross contam com motores turbinados, mas de capacidade volumétrica menor, 1.0/1.2 e 1.5, respectivamente.