Jeep Avenger substituirá Peugeot 2008 na fábrica da Stellantis no RJ

Planta de Porto Real, no interior do Estado, é responsável por Peugeot 2008 e Citroën C3, Aircross, C4 Cactus e aguarda o Basalt

Foto: Divulgação
Jeep Avenger deve chegar ao Brasil somente em 2026, quase quatro anos após sua apresentação na Europa

A Stellantis  está liderando o ciclo de investimentos no mercado brasileiro. Com 30 bilhões de reais provisionados para os próximos anos , o conglomerado sediado nos países baixos será o principal investidor na indústria automotiva nacional. Desse valor, R$ 14 bi serão destinados à planta de Betim (MG), segundo anúncio realizado nesta semana , enquanto R$ 13 bi serão destinados para Goiana (PE). Segundo apuração do colega Marlos Ney Vidal do Autos Segredos , parte desse valor restante irá para a planta de Porto Real, no interior do Rio de Janeiro.

O investimento será destinado para a produção do Avenger , SUV compacto desenvolvido a partir da plataforma CMP e também para o desenvolvimento de modelos híbridos da linha Citroën . Vale ressaltar que da linha atual dos franceses, dois modelos - C3  e  Aircross - são produzidos na plataforma CMP, enquanto o Basalt , cotado para o segundo semestre, também utiliza a mesma base. 

Foto: Divulgação/Jeep
Jeep Avenger conta com design que lembra vagamente o do Renegade

Atualmente, a planta produz os Citroën C3 , C3 Aircross , C4 Cactus , que deve ser substituído em breve pelo Basalt . A fábrica, que já produziu  Peugeot 208 e 2008 , deixará de fabricar modelos do leão, que serão importados para o Brasil da Argentina, onde a segunda geração do hatch francês é produzida e em breve, o 2008 começará a ser fabricado.

Como o Avenger pode se posicionar?

Na Europa, o modelo é oferecido com motor híbrido-leve e 100% elétrico. Considerando a movimentação da Stellantis no Brasil, é de se esperar que o Avenger chegue por aqui com motorização híbrida, restando saber se será leve, tradicional (autorrecarregável) ou até mesmo plug-in, sempre com motor 1.0 turboflex de 125/130 cv como base da propulsão.

Medindo 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de altura e 2,56 m de entre-eixos e com porta-malas de 380 litros, o Avenger é menor que o Renegade . Rumores apontavam que o SUV compacto havia sido  reprovado pelos clientes em algumas clínicas , justamente por ser muito pequeno para os padrões brasileiros, o que fez o modelo até ser descartado momentaneamente.

Foto: Divulgação/Jeep
Interior é bem diferente dos modelos Jeep vendidos no Brasil atualmente

Entretanto, a Stellantis  parece não desistir do Avenger e está disposta a fazer mudanças estruturais para o modelo ficar um pouco maior, provavelmente na faixa dos 4,26 m de comprimento do Renegade . Além disso, o Avenger pode ganhar um interior mais refinado que o modelo europeu, visto que esse também foi um dos pontos de reclamação dos potenciais clientes.