Com foco na Citroën, Stellantis anuncia investimento bilionário no RJ

Fabricante confirma produção do SUV cupê Basalt já para 2024 e não menciona futuro da Peugeot em Porto Real

Foto: Divulgação/Stellantis
Ainda camuflado, Basalt aparece ao lado de executivo da Stellantis

A Stellantis  anunciou nesta segunda-feira o investimento para seu terceiro polo industrial no Brasil. O complexo de Porto Real , no Rio de Janeiro, será contemplado com R$ 3 bilhões entre 2025 e 2030, com foco na marca francesa Citroën , que atualmente produz três modelos no local.

O evento contou com a presença de Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para a América do Sul. Os 3 bilhões de reais irão permitir a modernização das estruturas instaladas nas proximidades da rodovia Presidente Dutra. A proprietária de Peugeot  e Citroën projeta um aumento de postos de trabalho na região, com a chegada de mais fornecedores para o complexo.

Atualmente, os Citroën produzidos em Porto Real são: C3 , Aircross  e C4 Cactus . Aproveitando a reunião da imprensa no local, a empresa também confirmou que o Basalt , novo suv-cupê da Citroën, será produzido na planta ainda este ano, completando a família C-Cubed.

Foto: Divulgação
Citroën Basalt aposta em carroceria da moda para ampliar vendas da Citroën

A Stellantis, entretanto, ignora a existência da Peugeot quando menciona os investimentos no Polo Industrial de Porto Real . Isso porque, o único modelo que restou produzido no local é o Peugeot 2008 , que está com os dias contados no Brasil. 

Foto: Divulgação
Peugeot 2008 atual está em produção desde 2011 na fábrica fluminense

Uma nova geração do SUV  será lançada no segundo semestre, entretanto, será importada da Argentina, assim como o hatchback 208 , que também ganhará uma atualização visual.

Em relação às novas tecnologias, a Stellantis se reservou a confirmar “novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade”, mas sem especificar detalhes. Muito provavelmente, os investimentos irão permitir que veículos híbridos sejam produzidos na fábrica fluminense, entretanto, mais detalhes deverão ser divulgados próximo dos lançamentos.

Atualmente, a expectativa é que os primeiros produtos com a  tecnologia Bio-Hybrid sejam apresentados já neste ano, com os Fiat Fastback e Pulse sendo os primeiros a inaugurar a era eletrificada da Stellantis no Brasil.