Corte de custos? Carros da Ferrari deixarão de oferecer sistema de GPS

Fabricante afirma que desenvolver e atualizar esses sistemas é jogar dinheiro fora, afinal, eles são pouco utilizados pelos usuários

Ferrari 12Cilindri traz multimídia com opção de conexão com Android Auto e Apple CarPlay
Foto: Divulgação
Ferrari 12Cilindri traz multimídia com opção de conexão com Android Auto e Apple CarPlay

Você lembra quando foi a última vez que acessou o sistema de GPS incluso na multimídia do seu carro ? Muitas fabricantes estão cogitando tirar o recurso de seus carros, visto que é uma função considerada inútil por eles, já que os usuários usam o telefone para fazer a navegação, mas a Ferrari foi a primeira a declarar o fim do sistema próprio de mapas .

Em entrevista, Emanuele Carando, chefe de marketing de produto da Ferrari , declarou que os próximos carros de Maranello não contarão com a função de GPS nativa . Na opinião do executivo, não compensa investir uma quantia importante de dinheiro em um sistema que muitos usuários não irão utilizar .

Segundo o executivo, sistemas como Android Auto e Apple CarPlay são fantásticos, e proporcionam uma experiência muito benéfica para os usuários. Além disso, Carando entende que os softwares como Google Maps , Apple Maps e Waze , contam sempre com atualizações quase que em tempo real, enquanto um sistema de navegação por satélite nativo da fabricante dependeria de atualizações periódicas, o que toma mais tempo e dinheiro das marcas.

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Atualizar esses sistemas sem as atualizações sem fio, do inglês “over the air”, demanda que o proprietário leve o carro até um centro técnico da marca, por exemplo. Em  carros elétricos e híbridos mais modernos, os modelos já podem usar essas atualizações remotas.

O caso da Ferrari é ainda mais complexo. Carando explica que um sistema próprio é difícil para seus usuários operarem, já que os modelos italianos não são utilizados com muita frequência, e gastar dinheiro desenvolvendo um sistema desse não faz muita lógica.

Segundo a fabricante italiana, proporcionar conexão com Android Auto e Apple Car Play já é o suficiente para melhorar a experiência do usuário, afinal, é apenas conectar o smartphone com o veículo e os usuários já estão utilizando as plataformas e aplicativos que já estão mais habituados e utilizar mapas atualizados e melhores rotas.

Há quem prefira o caminho inverso

Apesar da escolha da Ferrari fazer sentido, nem todas as marcas irão seguir o caminho de Maranello . Tesla e Rivian , por exemplo, utilizam sistema próprio de navegação. A Chevrolet , por exemplo, fez o mesmo movimento que a Ferrari, mas está tentando voltar atrás com um sistema próprio de navegação.

Ainda não se sabe o que as marcas planejam com sistemas próprios de GPS e navegação. É possível que algumas estudem até cobrar mensalidade, para utilizar essa função. Apesar de ser uma ideia aparentemente bizarra, a BMW anunciou em 2022 que iria oferecer o aquecimento de bancos dos carros através de um pacote de assinatura mensal, então, o que pode impedi-los de cobrar por um sistema de GPS?