Veja detalhes da limusine de luxo que Putin deu para Kim Jong-un

Veículo custa R$ 1,5 milhão e foi responsável por locomover os executivos no último encontro

Limusine presidencial russa foi presentada ao ditador norte-coreano Kim Jung-Un
Foto: Reprodução
Limusine presidencial russa foi presentada ao ditador norte-coreano Kim Jung-Un

Na tarde desta última terça-feira (18), Vladimir Putin , presidente da Rússia, chegou a Pyongyang, capital da Coreia do Norte, onde se encontrou com o líder norte-coreano Kim Jong-un. A visita, que reforça a aliança entre os dois países, teve um momento bem interessante: Putin presenteou Kim com uma luxuosa limusine Aurus Senat , um modelo que se destaca por ser uma cópia dos famosos veículos da Rolls-Royce, lançado em 2018.

A limusine Aurus Senat é equipada com um motor 4,4 litros V8 biturbo híbrido desenvolvido em parceria com a Porsche. Este motor entrega 598 cavalos de potência, enquanto um motor elétrico adicional gera mais 63 cavalos. O câmbio é automático de nove marchas.

Na versão padrão, o Senat mede 5,63 metros de comprimento, mas a versão longa, utilizada por Putin , estende-se a 6,6 metros.

O interior do Aurus Senat é um espetáculo à parte, com bancos revestidos em couro e detalhes que lembram mármore preto. O veículo também possui um avançado sistema multimídia e um painel de instrumentos digital. 

Aurus Senat
Foto: Divulgação
Aurus Senat

Para garantir a segurança dos passageiros, a limusine está equipada com câmeras de vigilância por todo o carro e um sistema de visão noturna. Os assentos traseiros são reclináveis e vêm com frigobar, mesas de madeira.

A versão presidencial da limusine é toda blindada para garantir a proteção dos executivos, e com isso ela pesa cerca de 6,2 toneladas, ou seja, 3,5 toneladas a mais que o modelo convencional. Esta blindagem adicional é essencial para a segurança em situações de risco.

A produção do Aurus Senat é limitada, com apenas 120 unidades fabricadas por ano. Segundo a  Reuters, a fabricação será transferida para uma planta que pertencia à Toyota em São Petersburgo.

A visita de Putin a Pyongyang e o presente dado a Kim Jong-un ocorrem em um contexto de estreitamento das relações entre Rússia e Coreia do Norte, especialmente após o início da guerra na Ucrânia. A aliança tem se fortalecido e pode ser expandida através da assinatura de um acordo de cooperação. A colaboração entre as duas nações está sendo observada de perto devido às suas implicações geopolíticas.

VEJA AS FOTOS DO MODELO LUXUOSO

1 /10 Aurus Senat Divulgação
2 /10 Aurus Senat Divulgação
3 /10 Aurus Senat Divulgação
4 /10 Aurus Senat Divulgação
5 /10 Aurus Senat Divulgação
6 /10 Aurus Senat Divulgação
7 /10 Aurus Senat Divulgação
8 /10 Aurus Senat Divulgação
9 /10 Aurus Senat Divulgação
10 /10 Aurus Senat Divulgação