Fernando Alonso desenvolve carro exclusivíssimo para a Aston Martin

Com apenas 38 unidades produzidas, bi-campeão de Fórmula 1 palpitou no design e na motorização e esteve envolvido no acerto dinâmico do superesportivo

Aston Martin Valiant ganha visual mais agressivo e não economiza na fibra de carbono
Foto: Divulgação
Aston Martin Valiant ganha visual mais agressivo e não economiza na fibra de carbono

A relação entre  Aston Martin e Fernando Alonso parece muito boa. Apesar do desempenho decepcionante na temporada de 2024 da Fórmula 1 , o espanhol, que teve seu contrato renovado até o fim de 2026, segue próximo da marca, que anunciou seu mais novo modelo, o Valiant .

Apesar de ser limitado a apenas 38 unidades , o Valiant nasceu como um modelo exclusivo para Fernando Alonso , que trabalhou na escolha do visual do modelo, bem como ajustes técnicos da parte mecânica.

O modelo foi desenvolvido pela divisão “ Q ” da Aston Martin , especializada em criar projetos exclusivos para seus clientes que não se incomodam em pagar valores absurdos. A expectativa é que uma unidade do Valiant custe 2 milhões de libras, o equivalente a R$ 13,9 milhões .

É possível ver logo de cara que o Valiant traz muitas semelhanças com o Aston Martin Valour , lançado pelos britânicos no ano passado. A novidade se destaca por novas rodas, para-choques mais agressivos, novos espaços para o fluxo de ar, e uma generosa asa traseira.

1 /12 Aston Martin Valiant Divulgação
2 /12 Aston Martin Valiant Divulgação
3 /12 Aston Martin Valiant Divulgação
4 /12 Aston Martin Valiant Divulgação
5 /12 Aston Martin Valiant Divulgação
6 /12 Aston Martin Valiant Divulgação
7 /12 Aston Martin Valiant Divulgação
8 /12 Aston Martin Valiant Divulgação
9 /12 Aston Martin Valiant Divulgação
10 /12 Aston Martin Valiant Divulgação
11 /12 Aston Martin Valiant Divulgação
12 /12 Aston Martin Valiant Divulgação

A própria fabricante britânica considera o Valiant como sua criação mais extrema para as ruas, superando até mesmo o Valkyrie . O Valiant recebe um motor V12 bi-turbo, transmissão manual e tração traseira, igual ao seu “antecessor” Valour .

A novidade se destaca por conta de novas rodas, novo visual e 30 cv a mais, totalizando 735 cv e 76,7 kgfm de torque. Além disso, o modelo passou por uma dieta rigorosa. O sub chassi traseiro do Valiant é impresso em 3D , o que alivia 3 kg de peso, bem como parafusos de magnésio, que tiram mais 8,6 kg do modelo. As rodas de magnésio de 21 polegadas estão 14 kg mais leves, e a bateria de íon-lítio garante mais 11,5 kg de dieta.

Produzido para ser um veículo voltado para as pistas, mas homologado para rodar nas ruas, o Valiant traz amortecedores adaptativos fornecidos pela Multimatic. O sistema tem 32 ajustes pré-definidos e encontra o acerto ideal em menos de 6 milissegundos.

1 /12 Fernando Alonso Reprodução/Instagram
2 /12 Fernando Alonso Reprodução/Instagram
3 /12 Fernando Alonso Reprodução/Instagram
4 /12 Fernando Alonso Reprodução/Instagram
5 /12 Fernando Alonso Reprodução/Instagram
6 /12 Fernando Alonso Reprodução/Instagram
7 /12 Fernando Alonso Reprodução/Instagram
8 /12 Fernando Alonso Reprodução/Instagram
9 /12 Fernando Alonso Reprodução/Instagram
10 /12 Fernando Alonso Reprodução/Instagram
11 /12 Fernando Alonso Reprodução/Instagram
12 /12 Fernando Alonso Reprodução/Instagram

Internamente, o principal destaque fica por conta da manopla de câmbio, que permite que o mecanismo fique à mostra para os ocupantes. Os bancos são inspirados nos de competição e o volante traz o mesmo formato dos demais carros da Aston Martin , mas sem comandos de som.