Ferrari irá cobrar mensalidade de donos de carros híbridos e elétricos

Fabricante espera que medida dê tranquilidade para clientes adotarem futuros carros elétricos e híbridos produzidos em Maranello

Ferrari 296 GTB foi o segundo modelo híbrido da história da marca
Foto: Divulgação
Ferrari 296 GTB foi o segundo modelo híbrido da história da marca

Clientes da  Ferrari  são conhecidos por gozarem de uma carteira pra lá de recheada. A fabricante italiana está iniciando um serviço de assinatura e garantia extendida das baterias de alta tensão de seus carros híbridos e futuramente elétricos , o que irá garantir aos donos uma bateria novinha a cada oito anos.

Ao custo anual de 7 mil euros (R$ 41.922), os clientes que optarem pelo plano terão mais segurança no uso dos modelos eletrificados da marca, que já conta com dois modelos híbridos e prepara seu primeiro esportivo 100% elétrico para os próximos anos .

O plano irá garantir garantia extra para defeitos relacionados à bateria, bem como uma bateria extra quando o carro completar oito anos e 16 anos de fabricação. Atualmente, a Ferrari dá garantia de apenas três anos para as baterias dos seus modelos híbridos. Outras fabricantes já dão cobertura de oito anos para o sistema de armazenamento de energia dos carros eletrificados.

Segundo a imprensa europeia, a ideia foi uma sugestão de Benedetto Vigna, CEO da Ferrari , que chegou ao cargo com a missão de tornar a Ferrari uma empresa mais lucrativa , e conseguir novas fontes de renda. A expectativa da marca é que a iniciativa tranquilize os proprietários da marca e incentive a adoção dos consumidores pelos modelos eletrificados de Maranello .

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A marca italiana espera ainda que os carros que tiverem o serviço no seu histórico tenham a revenda facilitada, já que os donos terão certeza que a bateria do sistema híbrido foi trocada recentemente. Resta saber como ficará a questão do pagamento em caso de revenda, por exemplo.

Ao longo de oito anos, o proprietário que optar pelo serviço terá desembolsado 56 mil euros (335,5 mil reais), ou 112 mil euros (R$ 671 mil) para quem trocar duas baterias, ou seja, 16 anos de assinatura.

Os carros da Ferrari são conhecidos por não rodarem muito, então, por uso, a expectativa é que a saúde das baterias ainda esteja em um bom nível, entretanto, deixar um carro, mesmo que elétrico , muito tempo sem uso, pode ser danoso para as baterias.