SUV da Hyundai é lançado na Coréia como possível rival do Dolphin Mini

Com design futurista e foco em centros urbanos, hatch elétrico chega ao mercado oferecendo mais espaço interno e tecnologia

Hyundai Inster
Foto: Divulgação
Hyundai Inster

Nesta sexta-feira (28), com a abertura do Salão de Automóveis de Busan , na Coreia do Sul, a Hyundai apresentou seu mais novo SUV elétrico , o Hyundai Inster , um veículo totalmente elétrico. O modelo chega com base no  Hyundai Casper que é um carro a combustão vendido do outro lado do mundo. 

O hatch elétrico foi projetado para atender consumidores de grandes centros urbanos. Além da Coreia do Sul, o Inster será oferecido na Europa, Oriente Médio e na região da Ásia-Pacífico.

O Hyundai Inster possui um design arrojado e futurista. O modelo mede 3,82 metros de comprimento, 1,61 m de largura, 1,57 m de altura e entre-eixos de 2,58 m, 5 cm a menos do que o Jeep Compass. De comprimento, ele é menor que o HB20 que tem 4,01 m. Apesar de compacto, o Inster oferece um espaço interno bem favorável, com um porta-malas de 280 litros, 47 litros a mais que o Hyundai Casper.

O visual do Inster é bem moderno, com um para-choque frontal totalmente fechado, faróis de LED circulares na parte inferior e DRL pontilhados na parte superior. As rodas, de 15 ou 17 polegadas, complementam o estilo futurista. Na traseira, as lanternas também têm detalhes pontilhados e estão integradas na tampa do porta-malas.

1 /7 Hyundai Inster Divulgação
2 /7 Hyundai Inster Divulgação
3 /7 Hyundai Inster Divulgação
4 /7 Hyundai Inster Divulgação
5 /7 Hyundai Inster Divulgação
6 /7 Hyundai Inster Divulgação
7 /7 Hyundai Inster Divulgação

O Hyundai Inster oferece duas opções de bateria: uma de 42 kWh e outra de 49 kWh. A versão de 42 kWh, de acordo com o ciclo WLTP europeu, oferece uma autonomia de até 300 km com uma única carga. Ele possui 97 cv e 14,9 kgfm de torque. Já a potência do modelo com bateria de 49 kWh é de 115 cv. Esta versão consegue carregar de 10% a 80% em cerca de 30 minutos em postos de alta potência (DC), já em Wallbox, por exemplo, (AC) ele faz o mesmo em 4h e 35 mim.

O interior do modelo é igualmente moderno, com duas telas digitais de 10,25 polegadas: uma para o painel de instrumentos e outra para o sistema de multimídia. O veículo oferece ainda carregamento por indução para dispositivos móveis e acabamento personalizável nas portas. 

Os assentos são versáteis, permitindo que todos os bancos, inclusive o do condutor, sejam rebatidos. Nas versões mais caras, o volante possui aquecimento, e o veículo pode ser equipado com teto solar.

Em termos de tecnologia, o Hyundai Inster está bem equipado com sistemas de assistência à condução. Ele inclui um sistema ADAS, com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistência de prevenção de colisão em estacionamento traseiro, sensores de ponto cego nos retrovisores, entre outros