Esportivo britânico é fabricado com peças de helicóptero militar

Modelo especial foi criado para arrecadar fundos para ajudar na reabilitação de militares aposentados; veja todos os detalhes

Caterham Seven RAF ao lado de uma unidade do SA-330A
Foto: Divulgação
Caterham Seven RAF ao lado de uma unidade do SA-330A

A Caterham pode não ser muito conhecida no Brasil, mas produz o mesmo modelo desde 1973 e até chegou a participar da Fórmula 1 entre 2012 e 2014. Sua mais nova criação é uma versão do Caterham Seven construída com peças de um helicóptero militar da Força Aérea Britânica.

O Aerospatiale SA-330A Puma doou algumas de suas peças para o pequeno Caterham . As chapas de alumínio da cauda e portas da aeronave agora estão nos painéis externos do esportivo e possuem o mesmo acabamento de quando ainda faziam parte do helicóptero .

É possível ver essas peças na lateral do esportivo de dois lugares, que ostenta a matrícula XW232 e na traseira, onde o logotipo da força aérea britânica (RAF) está à mostra. A mencionada inscrição XW232 é de um SA-330A Puma que entrou em serviço em 1972 e foi aposentado recentemente. 

Internamente, o modelo traz bancos em fibra de carbono e contam com instruções de evacuação vistas no helicóptero militar. O painel de instrumentos é pintado em preto e conta com interruptores inspirados nos vistos em veículos militares. Do SA-330A vem um relógio, e até o sistema de ignição foi modificado para ficar mais próximo do apresentado pelo helicóptero.

A caixa de munição do XW232 também foi aproveitada e agora abriga a bateria do Caterham .

Curiosamente, um ano após essa aeronave específica integrar as forças britânicas, a Caterham adquiriu os direitos de produção do Seven da Lotus , que passou a fabricar modelos mais refinados. O que aumenta ainda mais a curiosidade dessa parceria é que Colin Chapman , criador da Lotus e do Lotus Seven, também serviu na Força Aérea britânica .

Como é o Caterham Seven?

A base do modelo especial é o Seven 360R que conta com motor 2.0 aspirado (um Ford Duratec ), que entrega 180 cv de potência e 19,7 kgfm de torque, fazendo 0-100 km/h em apenas 4,8 segundos e velocidade máxima de 209 km/h. 

Pesando apenas 578 kg, o esportivo pesa seis vezes menos que o helicóptero militar, que conta com dois motores de 1800 cv cada e pode levar até 16 passageiros ou duas toneladas de carga. O Seven , por sua vez, consegue levar pouco mais de duas mochilas.

1 /8 Caterham Seven RAF Divulgação
2 /8 Caterham Seven RAF Divulgação
3 /8 Caterham Seven RAF Divulgação
4 /8 Caterham Seven RAF Divulgação
5 /8 Caterham Seven RAF Divulgação
6 /8 Caterham Seven RAF Divulgação
7 /8 Caterham Seven RAF Divulgação
8 /8 Caterham Seven RAF Divulgação

Criado para arrecadar fundos para causa nobre

O modelo será leiloado  neste fim de semana durante o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 . A expectativa é que o valor seja vendido por mais de 100 mil libras (R$ 700 mil). O valor será destinado para a “Mission Motorsport”, uma organização de caridade que visa recuperar, reabilitar, profissionalizar e até mesmo inserir no mercado de trabalho veteranos do serviço militar . Segundo o site da iniciativa, mais de dois mil ex-militares com alguma doença ou lesão foram reabilitados através do esporte a motor.