Vendas de carros no Rio Grande do Sul crescem 200% após enchentes

Economia do estado apresenta recuperação após tragédia de maio

Venda de veículos apresentou crescimento no RS
Foto: Divulgação/andreswd
Venda de veículos apresentou crescimento no RS

Se Maio foi péssimo para a população do Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas que afetaram o estado, o mês de junho apresentou uma pequena recuperação, pelo menos nas vendas de carros zero km. O total de emplacamentos cresceu de 2.973 em maio para 9.114 no mês passado.

Os dados são do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv). Segundo Jefferson Fürstenau, presidente do Sincodiv, parte dessas vendas são para clientes que perderam seus carros por conta das enchentes. Estima-se que o RS perdeu 200 mil carros como consequência das enchentes.

"Grande parte desta recuperação se deu pelos veículos sinistrados da enchente, cerca de 30% das pessoas têm seguro veicular e parte destas pessoas adquiriu novos veículos", diz.

Lojas de carros zero km também ficaram inundadas após tragédia de maio
Foto: Reporodução/Redes Sociais
Lojas de carros zero km também ficaram inundadas após tragédia de maio

Em média, o RS apresentou 9,1 mil carros vendidos por dia no estado, e isso pode ter sido influenciado pela indenização recebida pelos proprietários que perderam seus carros na tragédia.

Além de carros, a venda de comerciais leves e motocicletas teve um grande salto. Os utilitários cresceram de 293 para 2.612 unidades. Já as motocicletas subiram de 848 para 4.092 vendidas em apenas um mês.