“Mobi elétrico” da Stellantis e rival do Dolphin Mini já roda em testes no Brasil

Novidade pode desembarcar no Brasil em breve para tentar conter expansão de marcas chinesas; modelo pode até ser vendido como Fiat por aqui

Leapmotor T03 é opção acessível na China que chegará em breve na Europa; Brasil é cotado
Foto: Divulgação
Leapmotor T03 é opção acessível na China que chegará em breve na Europa; Brasil é cotado

A Stellantis está reagindo rapidamente ao crescimento das marcas chinesas de carros elétricos. Em Maio, o conglomerado anunciou a aquisição de parte da Leapmotor , uma fabricante de carros elétricos chineses, e agora, o modelo já está rodando em testes no Brasil.

Cotado para ser o modelo de entrada mais acessível da Stellantis no Brasil e na Europa, o Leapmotor T03 já está sendo fabricado pela Stellantis na Polônia, mas ainda não está sendo comercializado. Ainda não se sabe por qual marca ele será vendido na Europa, mas a expectativa é que seja um Fiat no mercado Brasileiro.

Até por isso, o pequeno carro elétrico foi flagrado em testes em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, onde fica localizado o centro de pesquisa e desenvolvimento da Stellantis na América do Sul. Esse flagra, publicado no instagram do Mentiras Automotivas , reforça os rumores de que o modelo pode sim chegar ao Brasil.

Como é o Leapmotor T03?

O modelo foi pensado e desenvolvido para o mercado chinês para ser uma opção de mobilidade acessível. O hatchback mede 3,62 metros de comprimento, 1,65 m de altura, 1,59 m de largura, conta com 2,4 m de entre-eixos e conta com porta-malas de 210 litros. Em termos práticos, a novidade tem dimensões muito próximas às apresentadas pelo Fiat Mobi .

Na China, o modelo é equipado com um motor capaz de entregar 80 kW (107 cv) de potência e 16,1 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 50 km/h acontece em 4,1 segundos,  mas o tempo de 0-100 é de cerca de 14 segundos.

Oferecido por 49.900 Yuans no mercado chinês -o equivalente a R$ 37,5 mil - o T03 apresenta uma gama de equipamentos interessante como painel de instrumentos digital de 8 polegadas, central multimídia de 10 polegadas, teto panorâmico, controle de cruzeiro, câmera de ré, assistente de frenagem de emergência, sete sensores de estacionamento mas conta somente com dois airbags.

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Bateria e recarga

O modelo já está disponível no Uruguai, onde é vendido como Leapmotor e apresenta baterias de 41,3 kWh e alcance de 280 km (ciclo WLTP). Segundo a fabricante, o tempo de recarga de 30% a 80% é de 3,5 horas em carregadores lentos e 36 minutos em carregadores do tipo DC. Vale ressaltar que o hatchback conta com três modos de condução: Eco, Sport e Standard.

No Uruguai, a novidade é oferecida em versão única por US$ 22.990, o equivalente a R$ 125 mil. Em comparação com o BYD Dolphin Mini, o Leapmotor custa mil dólares a mais, entretanto, oferece teto solar panorâmico e a capacidade de transportar cinco ocupantes como diferencial.