Sedãs da Nissan têm futuro incerto nos Estados Unidos; Brasil pode ser afetado

Baixo volume de vendas na América do Norte pode fazer com que modelos saiam de linha; Sentra se manterá em linha, mas Versa tem futuro incerto; entenda

Nissan Versa 2025 estreou versão SR no Brasil
Foto: Divulgação
Nissan Versa 2025 estreou versão SR no Brasil

O fim da produção de sedãs não é algo novo no mundo. Com o crescimento dos SUVs dos mais variados portes, os três volumes estão com vendas cada vez mais baixas e a Nissan pode descontinuar alguns modelos nos próximos anos, de acordo com o Automotive News .

O portal afirma que o sedã compacto Versa será descontinuado após a linha 2025, mais precisamente, com a produção se encerrando em Abril do próximo ano. Atualmente, o Versa é o carro mais acessível disponível nos Estados Unidos, partindo de 16.680 dólares (R$ 91.500 em conversão direta), enquanto o Sentra parte de US$ 21.180 (R$ 116.200).

A publicação original aponta a queda expressiva nas vendas como principal razão para o fim da linha para o Versa. Apesar do baixo preço, o modelo emplacou 13,4 mil unidades em 2022 e 24,8 mil em 2023, muito abaixo dos 100 mil a 150 mil unidades vendidas anualmente nos anos 2010.

Veja uma galeria de fotos do Nissan Versa 2025:

1 /10 Nissan Versa SR Divulgação
2 /10 Nissan Versa SR Divulgação
3 /10 Nissan Versa SR Divulgação
4 /10 Nissan Versa SR Divulgação
5 /10 Nissan Versa SR Divulgação
6 /10 Nissan Versa SR Divulgação
7 /10 Nissan Versa SR Divulgação
8 /10 Nissan Versa SR Divulgação
9 /10 Nissan Versa SR Divulgação
10 /10 Nissan Versa SR Divulgação

Esse movimento do mercado pode fazer outro sedã da Nissan ter seu fim antecipado. O Altima  pode ser descontinuado no modelo 2026, embora a fabricante japonesa ainda não tenha batido o martelo e ainda estuda uma sétima geração para o sedã.

Nissan Altima
Foto: Divulgação
Nissan Altima

Na metade da década de 2010, o Altima emplacou 300 mil unidades anualmente por cinco anos consecutivos, mas desde a pandemia, as vendas não chegam a 140 mil veículos por ano.

No ano passado, a Nissan deixou de oferecer o Maxima , justamente pelo baixo volume de vendas. Vale ressaltar que todos esses modelos não oferecem versões híbridas ou mesmo 100% elétricas, e isso pode ser um dos fatores que afasta alguns clientes.

O Brasil pode ser afetado com o fim do Versa?

Foto: Divulgação/Nissan
Nissan Sentra é vice-colocado no segmento, apesar de vendas bem menores do que o Toyota Corolla no Brasil

Logicamente, se a Nissan não desenvolver uma nova geração para o Versa , o mercado brasileiro pode ser afetado. O modelo é importado de Aguascalientes , no México. Entretanto, se a demanda se mantiver viável nos mercados da América Central e do Sul, o Versa deve continuar em linha.

Por aqui, sabemos que a Nissan prepara dois novos SUVs para nosso mercado , que serão produzidos na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. Um desses modelos será a nova geração do Kicks , já apresentada nos Estados Unidos, e que será equipada com motor 1.0 turbo de três cilindros.

Por aqui, o Versa vendeu 5.950 unidades de janeiro a junho de 2024, enquanto o Sentra emplacou 2.532 unidades, bem atrás do SUV Kicks , com 28.181 emplacamentos até o mês passado.