Porsche Panamera ganha novas versões e mantém motor V8 bi-turbo

Nova versão fica mais forte e se torna o Panamera mais potente da história com mais de 780 cv

Porsche Panamera GTS é focado em quem gosta de dirigir e tem acerto mais esportivo
Foto: Divulgação
Porsche Panamera GTS é focado em quem gosta de dirigir e tem acerto mais esportivo

O Porsche Panamera  está com duas novas opções na sua gama na linha 2025. Após se tornar o sedã executivo mais rápido em Nürburgring , a fabricante alemã divulgou as versões GTS e Turbo S E-Hybrid , as mais potentes, esportivas e mais caras da gama.

Tanto o GTS quanto o Turbo S E-Hybrid seguem equipados com um motor a gasolina 4.0 V8 bi-turbo, mas com aprimoramentos. Agora, as turbinas não são mais de “fluxo duplo”, o que segundo a Porsche reduz a fase de aquecimento dos catalisadores . Além disso, a transmissão automática de dupla embreagem ( PDK ) foi “fundamentalmente redesenhada” e otimiza a transferência de potência e torque, principalmente do modelo híbrido.

Segundo a Porsche , o Panamera GTS é a versão mais esportiva do Panamera e aposta na agilidade e na experiência ao volante para maximizar a sensação dos motoristas. O modelo conta com o pacote “SportDesign” que oferece um visual diferenciado.

1 /5 Porsche Panamera GTS Divulgação
2 /5 Porsche Panamera GTS Divulgação
3 /5 Porsche Panamera GTS Divulgação
4 /5 Porsche Panamera GTS Divulgação
5 /5 Porsche Panamera GTS Divulgação

Nessa opção, o motor V8 entrega 500 cv de potência (20 a mais que o anterior) e alcança os 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com velocidade máxima de 302 km/h. O sistema de escape do Panamera GTS foi desenvolvido especialmente para essa versão pensando em criar uma sensação única.

Externamente, o Panamera GTS se destaca pelo tom vermelho, emblemas pintados em preto, faróis e lanternas em LED Matrix, detalhes em preto brilhante nos para-choques e saídas de escape em bronze escurecido. Além disso, o modelo conta com rodas de 21 polegadas de modelo “Turbo S” com o padrão “center-lock”.

Internamente, o Panamera GTS conta com o uso de camurça no teto, painéis de porta, parte central dos bancos e apoio de braço central. Os bancos contam com 18 opções de ajustes  e os detalhes como cintos e costuras podem ser configurados na cor vermelha ou cinza. 

Turbo S E-Hybrid é o mais potente da história

Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid
Foto: Divulgação
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid

Com auxílio da eletricidade, o novo Panamera Turbo S E-Hybrid conta com 782 cv de potência combinada e torque total de 101,9 kgfm, o que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e velocidade máxima de 325 km/h . Em termos práticos, o novo Turbo S E-Hybrid ganhou 25 km/h de velocidade final e está 0,5 segundos mais rápido no 0-100.

Como a maioria dos carros híbridos , uma nova geração ganha melhorias no sistema elétrico. A bateria de alta tensão do Turbo S E-Hybrid agora armazena 45% de energia a mais que seu antecessor e o alcance elétrico é de 88 km em circuito urbano. Para carregar a bateria no carregador AC oferecido pela Porsche leva duas horas e 39 minutos.

Visualmente, o Panamera Turbo S E-Hybrid é bem discreto. O principal destaque fica pelas rodas de 21 polegadas - as mesmas do GTS -, e o visual traz emblemas em cinza. Os para-choques também são compartilhados com o GTS , mas a peça traseira conta com detalhe prateado e saídas de escapes diferenciadas. Ao contrário de outras versões híbridas, o Panamera 2025 não apresenta pinças de freio verdes, e por mencionar os freios eles são de 440 mm de diâmetro na dianteira e 380 mm na traseira.

1 /6 Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Divulgação
2 /6 Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Divulgação
3 /6 Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Divulgação
4 /6 Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Divulgação
5 /6 Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Divulgação
6 /6 Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Divulgação

Kit opcional especial para alta performance

Os modelos Turbo e Turbo S E-Hybrid podem ser equipados com um kit aerodinâmico em carbono que adiciona saias laterais, difusor traseiro e um spoiler dianteiro. Em conjunto com o aerofólio móvel traseiro, esse pacote consegue gerar 60 kg de downforce extras para aprimorar o desempenho em curvas de alta velocidade.

Até mesmo os pneus Michelin Sport Cup 2 foram desenvolvidos especialmente para o Panamera desempenhar melhor em situações onde a alta performance é necessária. Os pneus contam com medidas 275/35R21 na dianteira e 325/30R21 na traseira.

É provável que o modelo que percorreu o circuito alemão de Nürburgring em 7 minutos e 24.172 segundos estivesse equipado com esse kit, bem como uma gaiola de proteção. O modelo em questão era guiado por Lars Kern, piloto oficial da Porsche.

Quando chega?

Segundo a Porsche global, as primeiras unidades do Panamera GTS e Turbo S E-Hybrid serão entregues no “outono de 2024”, para o hemisfério norte, esse prazo entre setembro e dezembro. Para o Brasil, é bem provável que o modelo chegue somente na segunda metade de 2025.