Próximo Toyota Corolla será híbrido plug-in e terá 2 mil km de autonomia

Revista japonesa revelou informações sobre próxima geração do tradicional sedã da Toyota; veja os detalhes

Toyota Corolla tem o mesmo visual desde 2019 no mercado brasileiro
Foto: Luiz Forelli Santana/iG
Toyota Corolla tem o mesmo visual desde 2019 no mercado brasileiro

O Toyota Corolla  é um ícone global, não à toa sempre figura entre os carros mais vendidos do planeta. Segundo a revista Best Car , o Corolla de décima terceira geração contará com motorização híbrida pela primeira vez e será apresentado em 2026.

Segundo a publicação japonesa, o Corolla está sendo desenvolvido nas carrocerias hatchback, sedã e perua, e ainda deve oferecer uma variante comercializada como Daihatsu  para alguns mercados, principalmente na Ásia.

Segundo a fonte, o Corolla terá seu formato trabalhado para beneficiar a aerodinâmica e consequentemente, reduzir o consumo de combustível. O Prius  de quinta geração, revelado em novembro de 2022 , já incorporava esse conceito e deve emprestar algumas de suas linhas para o Corolla .

A Best Car garante que a motorização será 1.5 quatro cilindros aspirada de 130 cv e 15 kgfm de torque nas variantes mais acessíveis, bem como uma versão híbrida convencional (HEV) com o motor térmico configurado para entregar 100 cv e 13 kgfm.

Haverá ainda uma versão com turbo, entregando 180 cv e 23 kgfm de torque, justamente para substituir o motor 2.5 utilizado em RAV4 e pelo Corolla em alguns mercados. Além disso, o Corolla contará com tecnologia híbrida plug-in, assim como o SUV já citado e o Prius.

1 /7 Toyota Corolla Altis Premium Hybrid Luiz Forelli Santana/iG
2 /7 Toyota Corolla Altis Premium Hybrid Luiz Forelli Santana/iG
3 /7 Toyota Corolla Altis Premium Hybrid Luiz Forelli Santana/iG
4 /7 Toyota Corolla Altis Premium Hybrid Luiz Forelli Santana/iG
5 /7 Toyota Corolla Altis Premium Hybrid Luiz Forelli Santana/iG
6 /7 Toyota Corolla Altis Premium Hybrid Luiz Forelli Santana/iG
7 /7 Toyota Corolla Altis Premium Hybrid Luiz Forelli Santana/iG


A revista afirma que a Toyota tem como objetivo brigar com os chineses para desenvolver uma motorização focada em eficiência energética, algo que a BYD , por exemplo, vem se destacando.

A expectativa é que a nova geração do Corolla seja apresentada oficialmente em 2026 no Japão e chegue ao Brasil somente em 2027. Até lá, a Toyota no Brasil ainda terá, pelo menos, o Yaris Cross como lançamento.