Pirelli lança tecnologia em pneus com internet 5G que poderá ajustar sistemas do carro

Evolução permite que os pneus comuniquem informações em tempo real aos sistemas do veículo

Pirelli lança tecnologia em pneus com internet 5G que poderá ajustar sistemas do carro
Foto: Divulgação
Pirelli lança tecnologia em pneus com internet 5G que poderá ajustar sistemas do carro

Hoje em dia, muitos carros, mesmo os mais simples, conseguem detectar quando a pressão dos pneus está baixa e os mais caros até informar a numeração exata. Porém, esses sistemas não conseguem oferecer, por exemplo, um diagnóstico completo sobre o estado dos pneus como a vida útil deles. Mas o Pagani Utopia , equipado com os novos pneus Pirelli com a tecnologia Cyber Tires , promete mudar isso.

Os pneus Pirelli Cyber Tires utilizam sensores conectados via Bluetooth com internet 5G que se comunica diretamente com o carro, trazendo novas formas de interação entre o veículo e seus pneus. Esses sensores foram colocados pela primeira vez no hiperesportivo de 864 cv, o Pagani Utopia. 

Essa nova tecnologia consegue se conectar com os sistemas de controle de tração, estabilidade e ABS do carro. Piero Misani, Diretor Técnico da Pirelli, explicou ao site Motor1.com EUA como funciona essa tecnologia.

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O que acontece é que os pneus do Utopia se comportam em situações diferentes de frenagem ABS dependendo do composto que estiver usando, graças aos sensores. Ou seja, dependendo do clima, na Europa, por exemplo, enquanto os pneus de verão conseguem um melhor desempenho com cerca de 5% de deslizamento, os pneus de inverno precisam de um deslizamento entre 10% e 14%. 

Com a tecnologia Cyber Tires , o carro pode identificar qual pneu está sendo usado e ajustar os sistemas eletrônicos de acordo, otimizando o desempenho de cada tipo de pneu.

Além de otimizar o desempenho, os Cyber Tires também podem avaliar a idade e a taxa de desgaste dos pneus. Essa informação pode ser usada para mostrar ao motorista quando for necessário trocar os pneus, ou até mesmo para ajustar os sistemas eletrônicos de auxílio à condução do carro.

Esses sensores não só ajudam os proprietários de carros, mas também beneficia a Pirelli a desenvolver melhores produtos no futuro. Atualmente, essa tecnologia  está presente no McLaren Artura , Audi RS4 e Pagani Utopia.

Porém, apenas no Pagani Utopia ajusta os mapas de controle de tração, estabilidade e ABS de acordo com o pneu instalado. Nos outros dois modelos, os pneus apenas informam ao carro que o pneu original está equipado.

A Pirelli até já trabalha na "versão 2.0" dos Cyber Tires, que visa usar múltiplos sensores para estimar os níveis exatos de aderência e analisar o que acontece na área de contato dos pneus. Esses dados seriam integrados aos outros sistemas do carro.

Essa nova tecnologia ainda está em seus estágios iniciais, mas as possibilidades são imensas e mostram o que podemos esperar para o futuro. Foi assim que começou com as pressões dos pneus aparecendo no computador de bordo.