Novos guinchos em funcionamento no Brasil podem rebocar carros em um minuto

São Caetano do Sul, no ABC Paulista, é pioneira no uso da tecnologia; entenda como funciona

Equipamento moderno promete melhorar o fluxo do trânsito sem danificar os carros
Foto: Divulgação
Equipamento moderno promete melhorar o fluxo do trânsito sem danificar os carros

A cidade de São Caetano no Sul está adotando um novo tipo de solução para resolver o problema dos carros estacionados de forma irregular pela cidade.Os novos reboques em circulação são importados da Alemanha e podem levar os veículos em apenas um minuto.

O sistema evita também que os carros sejam danificados durante o processo de remoção. Em um guincho tradicional, o processo de subir o carro até a plataforma precisa que as rodas se movam, o que carros abandonados sejam arrastados e veículos muito baixos possam ser danificados nesse processo.

O novo mecanismo não precisa disso, basta o guincho estacionar ao lado do carro que será removido; quatro garfos semelhantes aos de empilhadeiras são responsáveis por prender os quatro pneus do carro; o veículo então é içado até a plataforma e o guincho deixa o local. 

Um vídeo nas redes sociais mostra o sistema em execução e se destaca pela rapidez e agilidade com que o carro é removido do local; confira:

Apesar da adoção do novo sistema, a prefeitura de São Caetano do Sul não realizou nenhuma campanha de conscientização ou aviso aos moradores sobre os novos equipamentos. 

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de São Caetano do Sul afirma que os novos guinchos são mais seguros para os próprios motoristas, já que os veículos guinchados estarão preservados, e irá também melhorar a fluidez do trânsito, já que o tempo de remoção é bem curto.