A montadora JAC, famosa por popularizar os carros chineses no Brasil, iniciou a venda da nova picape Hunter.
A utilitária chega em um momento em que o segmento de modelos com caçamba veem crescendo, principalmente com a chegada das médias como Montana, Toro, Maverick e sem falar da pequenina Strada, que nada de "braçada na liderança dos veículos mais vendidos do país.
Essa semana, por exemplo, chegou também a "grandalhona" F-150, reestilizada, e na semana passada a VW Amarok, reelaborada com mínimo detalhes, mas feita na argentina.
Inicialmente, a JAC está vendendo a opção turbodiesel automática, mas a ideia é que até o fim do ano cheguem versões elétrica e a diesel com câmbio manual.
A Hunter HD (Heavy Duty) 4x4 automática, por exemplo, está com pré-venda sugerida por R$ 289.900. Já as outras opções não têm valores definidos.
A nova picape da JAC tem design robusto, muito semelhante ao da compatriota Foton, que também produz caminhões.
Como equipamentos da série a JAC tem: estribos, protetor de caçamba e santo-antônio, teto solar, painel digital, central multimídia de 13 polegadas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilação.
O motor é um turbodiesel de 2,0 litros, com 191 cv e 451 Nm. Há três opções de tração: 4X2 (traseira), 4x4 High (integral) e 4x4 Low (reduzida).
A transmissão automática da ZF tem oito velocidades e quatro modos de direção: Normal, Sport, Eco e Lama. A capacidade de carga da Hunter é maior do que a de muitas picapes brasileira, de 1.400 kg.
Já a versão elétrica, que se destaca por ser a primeira picape 100% elétrica 4x4 do mercado brasileiro, conta com a força de dois motores elétricos (um no eixo dianteiro e o outro no traseiro).
A capacidade de carga é de 1.050 kg, a mesma da maioria das picapes a diesel do mercado.
A potência combinada é de 290 cv e o torque chega 608 Nm, o suficiente para levar a picape elétrica de 0 a 100 km/h em incríveis 5,9 segundos, tempo que muito esportivos têm dificuldade de alcançar.
Equipada com baterias de 88,3 kWh (LiFePO4), a versão dispõe de 313 km de autonomia (ciclo WLTP).