Renault 17
Renault / Divulgação
Renault 17

Desde 2021, a Renault apresentou vários projetos criativos únicos que reinterpretam o extraordinário patrimônio de modelos icônicos da marca, que já fazem parte cultura popular.

Estes projetos demonstram a capacidade da marca de fazer uma fusão entre seu patrimônio histórico, o design e a inovação, oferecendo inúmeras possibilidades de expressão criativa aos designers contemporâneos.

Desta vez, a Renault deixou a cargo de Ora Ïto, um dos designers de vanguarda mais proeminentes de sua geração na França e em todo o mundo, para reinventar a estética do Renault 17, cuja imaginação ofereceu uma visão audaciosa e moderna do histórico veículo.

Apresentado em 1971, o Renault 17 era a verdadeira representação da explosão idealista dos anos 1970. Este cupê esportivo com linhas elegantes – comercializado em versão cupê quatro portas ou conversível – se diferenciava pelo visual e as performances que tinham tudo a ver com o espírito da época.

Com tração dianteira e motor longitudinal, disponível posteriormente com injeção eletrônica e uma série de dispositivos de segurança ativa e passiva, o Renault 17 era ao mesmo tempo high-tech e elegante, com suas linhas angulares e um interior trabalhado para conquistar uma clientela pra lá de exigente. Foram mais de 92.000 unidades produzidas, entre 1971 e 1979.

O novo Renault 17 é um cupê de duas portas e porta traseira, cujo design esportivo era acentuado por seus quatro faróis arredondados, as portas sem moldura e a ausência de coluna central, vidros laterais traseiros totalmente escamoteáveis e o vidro traseiro adornado com persianas. Concebido sobre a estrutura monocoque do veículo original, o R17 electric restomod x Ora Ïto mantém a mesma cabine, portas, janelas, vidros, vedações e parte inferior da carroceria.

Para melhorar a aderência ao solo, o veículo foi ampliado em 17 cm. O design dos para-lamas e rodas oferecem um visual ao mesmo tempo, espetacular e elegante.

O R17 electric restomod x Ora Ïto é absolutamente moderno, graças aos faróis com quatro módulos retangulares com cantos arredondados ou ainda as lanternas traseiras, simplificadas sob a forma de uma única faixa que atravessa a parte posterior do veículo. Ele também conta com uma motorização 100% elétrica de 270 cavalos, localizada na traseira do veículo.

Produzida totalmente em carbono, a carroceria flush permite que ele tenha um peso reduzido de apenas 1,4 tonelada. Ele também exibe uma cor de carroceria Brun Galactique original, desenvolvida especialmente para o show car.

Do lado de dentro – como um verdadeiro modelo tourer – o R17 conta com uma posição de dirigir exclusiva, com seus bancos confortáveis, equipamentos completos e um acabamento sofisticado.

A versão restomod mantém este universo confortável ao integrar modificações no painel de bordo e o console central original.

Já os bancos, redesenhados em torno da estrutura dos bancos originais do tipo “pétala”, receberam novos tecidos inspirados no mundo do mobiliário, como o tecido acetinado produzido com uma lã Merino extremamente fina na cor marrom, além de um buclê de lã leve, delicado e ao mesmo espesso, utilizado para o tecido na cor bege.

Absolutamente contemporâneo, o R17 electric restomod x Ora Ïto é equipado com uma tela central que apresenta o universo gráfico atual da Renault, além de quatro pequenas telas geométricas atrás do volante, que remetem ao espírito dos mostradores da época.

Renault 17 original
Renault / Divulgação
Renault 17 original




    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!