Como escolher a cadeirinha ideal para seu filho

O uso de cadeirinhas infantis nos veículos é obrigatório por lei desde 2021, e todos os pais e responsáveis devem adotar essa medida

Cadeira Infantil
Foto: Divulgação
Cadeira Infantil


O uso de cadeirinhas infantis nos veículos é obrigatório por lei desde 2021, e todos os pais e responsáveis devem adotar essa medida. No entanto, mesmo aqueles que estão conscientes dos riscos podem ter dúvidas na hora de comprar e instalar o dispositivo de retenção infantil , já que existem vários modelos e diferentes sistemas.

Escolha do Carro e Cadeirinha

Antes de adquirir uma cadeirinha , vale a pena pesquisar bem. Um ponto de partida pode ser o próprio automóvel. Quem está planejando trocar de carro, por exemplo, pode consultar o site do Latin NCAP, que avalia a segurança dos veículos, inclusive para crianças. Um carro com baixa proteção infantil pode comprometer a eficácia até da melhor cadeirinha.

O artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que crianças até 10 anos ou com menos de 1,45 m de altura devem viajar no banco traseiro, usando um dispositivo de retenção adequado. O descumprimento dessa regra é considerado uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Tipos de Cadeirinhas e Como Usá-las

  • Bebê conforto (Grupo 0): Ideal para recém-nascidos até 12 meses ou 9 kg. Deve ser instalado de costas para o painel, preferencialmente no banco traseiro central.
  • Assento conversível (Grupo 0+ e I): Para crianças de até 1 ano e peso maior que 9 kg. Também deve ser instalado de costas enquanto possível.
  • Cadeirinha de segurança (Grupo I): Para crianças de 9 a 18 kg (1 a 4 anos), instalada de frente para o painel, na posição central.
  • Assento de elevação (Grupo II e III): Indicado para crianças de 18 a 36 kg (4 a 10 anos). O cinto de três pontos deve estar ajustado corretamente, sem roçar no pescoço ou passar abaixo do ombro.


Aumentando a Segurança

Além de escolher a cadeirinha certa, é fundamental que ela seja certificada pelo Inmetro e, de preferência, tenha o sistema Isofix. Esse sistema facilita a instalação correta, minimizando erros. Caso o veículo não tenha Isofix, ainda há modelos seguros que utilizam o cinto de segurança do próprio carro para a fixação. Vale visitar lojas físicas para testar os modelos no veículo e ajustar corretamente os cintos.

Em caso de picapes de cabine simples, a cadeirinha pode ser instalada no banco do passageiro, mas é necessário desativar o airbag frontal.

Por que é tão importante?

Segundo a OMS, o uso correto de cadeirinhas pode reduzir em até 60% o risco de morte de crianças em acidentes. Além disso, o Guia Técnico de Segurança Viária da Unicef alerta que, todos os dias, cerca de 600 crianças e jovens morrem no trânsito mundialmente. No Brasil , em 2021, 285 crianças com até 4 anos perderam a vida em acidentes nas rodovias federais.

Garantir a segurança dos pequenos no trânsito é uma responsabilidade que começa antes mesmo de ligar o carro.