Já transportando passageiros na China: como funciona o carro voador testado em São Paulo

EHang EH216-S foi testado em Quadra, São Paulo, pode receber até dois passageiros e é pilotado remotamente

EHang EH216-S
Foto: Divulgação
EHang EH216-S


Um “ carro voador ” realizou recentemente seu primeiro  voo experimental no Brasil. O modelo, chamado EH216-S , foi fabricado pela empresa chinesa EHang e testado em Quadra , no interior de São Paulo .

O veículo, classificado como eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical), completou dois voos durante a experiência, com duração de dez minutos cada e um total de 2,5 quilômetros percorridos , em um clube de voo da localidade. O modelo foi pilotado remotamente, portanto, não havia passageiros a bordo da aeronave.

Características do modelo EH216-S

O EH216-S é projetado para ser operado remotamente e automaticamente a partir do solo, utilizando um sistema inteligente de comando e controle. Essa tecnologia permite que um piloto realize todas as operações em tempo real, mesmo não estando presente na aeronave.

O veículo tem a capacidade de transportar até duas pessoas, com um peso máximo de 220 quilos. Equipado com 16 motores e 12 baterias independentes, o alcance do EH216-S é de cerca de 30 quilômetros.

EHang EH216-S
Foto: Divulgação
EHang EH216-S


Desde 2023, o modelo vem sendo apresentado ao público em eventos com o intuito de promover a tecnologia de eVTOLs. Segundo uma pesquisa da MundoGeo, empresa especializada no segmento tecnológico, o Brasil ocupa a terceira posição mundial em mercado para VTOLs, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Certificação e manutenção do carro voador

A certificação para voos tripulados deve levar de um a dois anos para ser emitida, um prazo similar ao exigido para aeronaves tradicionais. Na China, a aeronave já possui a certificação necessária para voos com passageiros.

A EHang planeja abrir vários pontos de manutenção em todo o Brasil, sem concentração em uma única cidade. O modelo EH216-S está avaliado em cerca de US$ 600 mil (aproximadamente R$ 3,3 milhões) e já existe uma lista de espera no Brasil, mesmo sem uma data definida para o início dos voos com passageiros.

Os principais interessados na aquisição do veículo incluem empresas de logística, táxi-aéreo e turismo.

Monitoramento e segurança nos voos

O eVTOL é operado de maneira remota, permitindo que o piloto monitore e controle o voo a partir do solo. O sistema é capaz de monitorar sua autonomia e detectar a presença de outros veículos, possibilitando manobras evasivas quando necessário.

O piloto em solo também recebe notificações sobre o status da aeronave, com diferentes cores indicando a urgência da ação necessária; por exemplo, uma luz azul sinaliza que não é necessária nenhuma intervenção.

** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.