O Mercedes-AMG One , um hipercarro com mecânica derivada da Fórmula 1 , acaba de estabelecer um novo recorde de volta no circuito de Nürburgring . O piloto Maro Engel , em sua terceira volta cronometrada, completou o percurso em 6 minutos e 29,09 segundos , superando o recorde anterior de 6 minutos e 35,18 segundos, estabelecido em 2022.
O novo tempo foi registrado na configuração longa de 12,92 milhas (20,83 quilômetros) do famoso circuito conhecido como “ Green Hell ”. O AMG One é agora o primeiro carro de produção legal para as ruas a completar uma volta abaixo da marca de 6 minutos e 30 segundos.
A Mercedes não divulgou o tempo da volta na configuração mais curta de 12,8 milhas (20,6 quilômetros), mas o tempo anterior registrado em 2022 foi de 6 minutos e 30,7 segundos.
Antes da nova tentativa, a equipe já sabia que havia espaço para melhorar o tempo, uma vez que as condições da pista durante a tentativa anterior não eram ideais, com algumas seções do circuito apresentando umidade . Na nova tentativa, a volta foi realizada em condições secas , com a temperatura do asfalto em 20ºC e a do ar em 15ºC.
Potência e tecnologia do modelo
O Mercedes-AMG One é equipado com um motor V6 turbo de 1,6 litro, que pode atingir até 11.000 rpm e produz 574 cv . O motor a combustão é complementado por quatro motores elétricos, totalizando 1.063 cv , que são distribuídos para as quatro rodas.
Os dois motores dianteiros entregam 326 cv , enquanto o terceiro motor, que está acoplado ao motor a gasolina, gera 1 63 cv . O quarto motor é associado ao turbo, adicionando 122 cv e funcionando como um gerador, recuperando energia.
O AMG One é um híbrido plug-in , com uma capacidade de bateria de 8,4 kWh , permitindo um alcance elétrico de 18,1 quilômetros. O carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 352 km/h . Seu peso total é de aproximadamente 1.695 kg .
Estrutura e desempenho
O chassi do AMG One conta com uma suspensão push-rod , semelhante à usada na Fórmula 1, projetada para máximo desempenho .
O veículo é construído com uma estrutura de alumínio, incluindo cinco braços e duas barras ajustáveis na frente e atrás. O sistema de suspensão pode ser ajustado para diferentes modos de condução, como Comfort, Sport e Sport+, afetando também o sistema de vetorização de torque.
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.