Comissão da Câmara dos Deputados investiga problemas no pós-venda da BYD

Audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor debate reclamações de consumidores

BYD Dolphin EV 2024
Foto: Luiz Forelli Santana/iG
BYD Dolphin EV 2024


Nesta quarta-feira (9), a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados  votará um requerimento que investiga supostas falhas no pós-venda da montadora BYD  no Brasil. O requerimento foi proposto pelo deputado Aureo Ribeiro , do Solidariedade-RJ .

A audiência pública, se aprovada, discutirá diversas reclamações feitas por clientes da BYD. As queixas incluem atendimento insatisfatório, problemas relacionados ao período de garantia, atrasos na entrega de veículos, falhas na pintura, presença de ferrugens e a falta de peças de reposição.

O modelo Dolphin da BYD, um dos mais vendidos no Brasil, é um dos principais focos da discussão. A empresa introduziu o Dolphin no mercado com preços competitivos, provocando uma revisão de preços por parte da concorrência. Entretanto, o Aureo Ribeiro afirma que o suporte pós-venda não acompanhou o aumento das vendas.

Convocação de representantes da empresa

Caso o requerimento seja aprovado, serão convocados o presidente da BYD no Brasil, o chefe da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Wadih Damous, além de representantes da Abravei e da ABVE, que representam proprietários e veículos elétricos.

Crescimento das vendas da BYD no Brasil

Recentemente, a BYD anunciou que alcançou a marca de 50 mil veículos elétricos vendidos no Brasil. A montadora já é responsável por quase metade das vendas do setor de importados elétricos no país.

Em resposta às reclamações, a BYD afirmou à reportagem da Folha que seu objetivo é não apenas vender veículos modernos, mas também garantir um serviço de pós-venda de qualidade.

A empresa destacou que seu centro de distribuição em Cariacica, Espírito Santo, mantém um estoque que atende a 95% dos pedidos de peças referentes a todos os modelos comercializados no Brasil.